Roberto Jefferson vem hoje a Cuiabá para encontro do PTB
O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, chega hoje a Cuiabá, onde será destaque em ato de filiações organizado pelo partido no Estado. Maior expressão nacional da sigla, a figura de Jefferson é conhecida como o grande ‘denunciante’ do caso Mensalão. Em função da participação no esquema, ele ocupa hoje o banco dos réus no Supremo Tribunal Federal (STF).
A chegada do petebista está marcada para 16h30, no aeroporto Marechal Rondon. Jefferson deverá aproveitar o restante do dia para descansar. Amanhã, a cerimônia de filiações acontece às 14h, na sede da Assembléia Legislativa de Mato Grosso. O evento é organizado pela comissão provisória do PTB no Estado, cujo presidente é Osvaldo Sobrinho.
A expectativa é de adesão de 100 novos membros ao partido. A vinda do presidente nacional da legenda marca a investida do partido na busca por novos quadros rumo às eleições de 2008. Embutido no rol dos pequenos partidos instalados em Mato Grosso, o PTB agora procura arregimentar forças para crescer com o próximo pleito.
O líder partidário deverá conceder uma coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira. À tarde, no auditório Renê Barbour da Assembléia Legislativa, Jefferson se pronunciará sobre o panorama do partido na esfera nacional e das articulações da sigla. O presidente regional discorrerá sobre a reconstrução do PTB em Mato Grosso.
Já o presidente municipal da agremiação, deputado Chico Galindo, se manifestará sobre as eleições do próximo ano. O evento do PTB também contará com palestras sobre a regionalização da política mato-grossense e a temática da reforma política e fidelidade partidária. O encerramento é previsto para às 18h.
Roberto Jefferson foi eleito seis vezes consecutivas deputado federal pelo PTB do Rio de Janeiro, a partir de 1982, além de ser líder da bancada do partido na Câmara Federal por quase cinco anos. Ele foi cassado em 2005, no olho do furacão do escândalo do Mensalão. Jefferson assumiu a presidência nacional do partido em dezembro de 2003.
No final de agosto, o Supremo Tribunal Federal acatou denúncia movida pela Procuradoria da República contra o ex-parlamentar. O julgamento histórico inclui os 40 suspeitos no caso Mensalão, entre o ex-ministro José Dirceu e o deputado federal mato-grossense Pedro Henry (PP). No núcleo do PTB, Jefferson e o ex-deputado Romeu Queiroz agora responderão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, além do ex-secretário do partido, Emerson Palmieri.
Comentários