Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 14:25

    Imprimir


Este ano completa trinta anos da divisão do Estado de Mato Grosso para criar o estado vizinho de Mato Grosso Sul. E o debate sobre o assunto ainda não foi esquecido. Para relembrar a data histórica, de 11 de outubro de 1977, a Assembléia Legislativa vai realizar uma audiência pública para fazer avaliações e comparações sobre a atual conjuntura política e social, entre os dois Estados.

No próximo dia 11, as principais comemorações devem ser para os sul mato-grossenses. À época MS reivindicava o desmembramento sob argumento de que a capital, Cuiabá, estava longe da cidade de Campo Grande. E esta, por sua vez, mais próxima das cidades do interior de São Paulo e Paraná - ambas com estrutura mais avançadas para atendê-los.

A audiência pretende aprofundar avaliações sobre o que foi e ainda tem sido benéfico para as duas populações. A deputada Chica Nunes (PSDB) é uma das pessoas contrária à divisão em qualquer situação. “Sou contra. Mas vamos abordar o tema de forma que todos relembrem essa data histórica e possam avaliar os prós e os contra dessa divisão”, disse Chica. A parlamentar pretende tocar num assunto que ainda gera polêmica: o pagamento de aposentadorias de ex-agentes políticos e servidores públicos que atuavam em Mato Grosso antes da divisão.

Segundo dados, Mato Grosso paga essas pensões até hoje para os ex-funcionários que vivem em Mato Grosso do Sul, uma quantia significativa que já foi alvo de críticas e de reclamações de ex-governadores de Mato Grosso por afetar a folha de pagamento estadual. “Além deste caso, ficamos com o ônus e o Estado com o bônus”, observou Chica.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207515/visualizar/