Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 12:47

    Imprimir


Depois de meses analisando o processo instaurado em 15 de junho deste ano e ouvindo testemunhas e as partes envolvidas, os vereadores terão que se posicionar sobre o futuro administrativo do município.

Sob a presidência do vereador Cláudio Coelho Strada e com os pareceres do vereador relator Luiz Guedes Carvalho e ainda tendo como membro o vereador Jorcelem Ribeiro Souza, a Comissão Processante fará a leitura do seu parecer final durante a Sessão de Julgamento no próximo dia 13. Segundo informações não oficiais, o processo deverá pedir a cassação do Prefeito Dr. Francisco Teodoro de Faria.

O presidente da Câmara, vereador Gilmar Alves Silva, confirma a possibilidade do pedido de cassação do Prefeito.

As acusações que pesam contra o prefeito são numerosas, tratam-se da contratação de maquinários sem a licitação publica devida; fazer uso de profissional da advocacia do município para defender interesses particulares; referendou vários contratos de um mesmo objeto em diversos nomes, na maioria da mesma família e ainda em nome de quem não seria o proprietário daquele objeto contratado, mesmo que ainda nunca tivessem sido proprietário de nenhum objeto contratado.

Todos estes atos serão apresentados como ferindo dispositivos da Constituição Federal principalmente no que tange a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O vereador José Manoel, um dos que compõem a base de sustentação do prefeito, declarou que estarão até o momento de suas falas alertando a seus pares sobre a as alegações e depoimentos bem fundamentados dos envolvidos e do próprio prefeito. Os vereadores Antonio da Costa e Soadegar Pizatto também deverão fazer uso de suas palavras defendendo a idéia de que o prefeito estaria tendo um julgamento com interesses políticos, inclusive levantando dúvidas sobre as análises de documentos e depoimentos, podendo inclusive fazer reclamações sobre a condução do processo.

Os vereadores da base afirmam que este julgamento é mais uma das tentativas de tirar Dr. Francisco da administração por interesses políticos. Segundo vereador Zé Manoel, “um grupo politicamente contrário ao prefeito está buscando afastá-lo de suas atividades de todas as maneiras: Política, Civil e Criminal. Tudo isso motivados pela sucessão municipal de 2008”.

Fora o julgamento de quinta-feira ainda pesa contra Dr. Francisco a questão de um CD com gravações telefônicas de uma negociação do prefeito com duas funcionárias do Tribunal de Contas do Estado – TCE. A gravação já foi ouvida no Fórum de Vila Rica mas aguarda ainda os pronunciamentos das autoridades.

Em declaração ao Jornal O Parlamento, o presidente da Câmara de Vereadores Gilmar Alves Silva prefere confiar nas avaliações e apuração da verdade feita por seus vereadores, “quero apenas que os vereadores sejam justos, que analisem e vejam o lado da população, afinal foi pra isso que fomos eleitos. Torço para que a corrupção não chegue até o legislativo de Vila Rica”, declarou.

A Câmara de Vila Rica deverá estar completamente lotada, a exemplo de outras sessões onde outros casos contra o executivo foram discutidos. Em alguns deles nem mesmo a presença da Policia Militar garantiu a segurança no plenário, provocando a suspensão da sessão.





Fonte: O Parlamento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207526/visualizar/