Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 11 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


Nesta terça-feira (11) comemora-se o Dia Nacional do Cerrado. O bioma representa um quinto do território nacional e está presente em 10 estados brasileiros. Formado por uma vegetação resistente, que mesmo sem chuva apresenta flores, o Cerrado é o segundo bioma mais ameaçado, perdendo apenas para a Mata Atlântica.

De acordo com ambientalistas, a velocidade do desmatamento deste tipo de vegetação é assustadora. Desde que a capital Federal foi deslocada para o Centro-Oeste, em 1960, metade do Cerrado já foi devastado.

A agricultura e, principalmente, a pecuária ocupam o espaço da vegetação nativa. A lei diz que 20% de qualquer propriedade na área do Cerrado devem ser preservados, o que não é respeitado. No Distrito Federal, só as áreas do Parque Nacional de Brasília, das Águas Emendadas e do Jardim Botânico escaparam.

Patrimônio

Para tentar mudar esta situação, uma proposta de Emenda Constitucional que eleva o Cerrado a patrimônio nacional está pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.

O professor da UnB Donald Sawyer defende que as plantações e o gado ocupem as áreas que já foram desmatadas, para não abrir novos focos.

"O bioma tem uma riquíssima biodiversidade, que também será muito útil para a humanidade. O Cerrado é o berço das águas para os rios brasileiros, que também geram a maior parte da energia utilizada no Brasil. Temos também estoque de carbono, que, se o Cerrado continuar sendo desmatado nesse ritmo, contribuirá para o aquecimento global", aletra o professor.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207591/visualizar/