Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 11 de Setembro de 2007 às 20:48

    Imprimir


Toronto (Canadá), 11 set (EFE).- O diretor americano Woody Allen estréia hoje na América do Norte, mais precisamente no Festival Internacional de Cinema de Toronto, sua tragicomédia "Cassandra's Dream", no mesmo dia do sexto aniversário dos atentados contra as Torres Gêmeas em Nova York e o Pentágono.

Allen e o Festival de Toronto têm uma relação particular com a data e os atentados. Para o diretor de "Manhattan" (1979), Nova York foi durante anos sua fonte de inspiração, local de criação e refúgio.

O 11/9 aconteceu na metade da 26ª edição do festival, com a maioria da indústria do cinema americano presente na cidade canadense e assombrada com o ocorrido em Nova York e Washington.

A data dos atentados sempre coincide com o festival, o que permite à organização realizar programações sobre a data.

Em 2002, um ano depois dos atentados, Toronto exibiu no dia 11 de setembro o filme "11'09"01", formado por uma série de 11 curtas realizados por diretores de diferentes nacionalidades. A produção foi criticada por veículos de imprensa dos EUA, como a revista "Variety", que a chamou de "antiamericana".

Este ano, o festival decidiu que as tradicionais coletivas não seriam realizadas durante o dia dos atentados. E voltou suas atenções na data para "Cassandra's Dream" e "Cleaner", de Renny Harlin e estrelado por Samuel L. Jackson, Ed Harris e Eva Mendes.

Allen definiu seu filme como "a história de duas pessoas muito agradáveis que acabam envolvidas em uma situação trágica".

"Cassandra's Dream" estreou no festival de Veneza antes de chegar a Toronto.

No filme, dois irmãos de uma família modesta (Ewan McGregor e Colin Farrell) decidem realizar um sonho e comprar um veleiro, o "Cassandra's Dream". Mas, depois da compra, uma série de eventos inesperados faz com que eles fiquem um contra com o outro.

Allen parece manter o mesmo ponto de vista que expressou em 2004 após a estréia de "Melinda e Melinda", quando disse "sempre ver o copo totalmente vazio, não meio vazio, e perceber o mundo de uma maneira extremamente trágica".

No outro destaque do dia, o "thriller" "Cleaner", Samuel L. Jackson interpreta Tom Cutler, um homem encarregado de limpar fisicamente os locais onde ocorreram assassinatos. Após terminar um de seus trabalhos, Cutler encontra Ann (Eva Mendes) na cena do crime - ela não faz idéia do que aconteceu em sua casa poucas horas antes.

O encontro entre ambos ameaça desenterrar velhos segredos da vida de Cutler.

A mostra - que vai até 15 de setembro - também programou para hoje a estréia mundial de "Battle for Haditha", do inglês Nick Broomfield. O filme relata o ocorrido na cidade iraquiana de Haditha, onde soldados americanos mataram dezenas de civis em novembro de 2005 depois do falecimento de um fuzileiro naval.

Para muitos, o fato se transformou em um dos símbolos da ocupação americana do Iraque.

Em seu filme, Broomfield ("Biggie and Tupac", 2002) reconstrói de forma meticulosa a vida cotidiana de americanos e iraquianos envolvidos no massacre, servindo para contrapor duas realidades opostas.

O festival também programou para hoje a segunda e última exibição de "Into the Wild", o filme de Sean Penn (produtor, roteirista e diretor) protagonizado por Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt e Jena Malone.

"Into the Wild", que está sendo muito elogiado pela crítica presente ao Festival de Toronto, faz uma reflexão sobre o sentido de ser um cidadão americano hoje em dia usando a figura de um jovem de classe média-alta que decide percorrer os EUA em busca de vidas alternativas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207610/visualizar/