Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 11 de Setembro de 2007 às 19:35

    Imprimir


O incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi controlado nesta terça-feira. Equipes vão permanecer no local para fazer o monitoramento da área pelo menos até amanhã. Na tarde desta terça-feira, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luís Henrique Daldegan, e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, fizeram um sobrevôo no Parque e na Área de Proteção Ambiental (APA).

Daldegan enfatizou que o trabalho no local foi "árduo", mas que a integração e esforço das equipes ajudou no combate ao fogo. "Ele fizeram um trabalho exemplar, em alguns momentos até mesmo enfrentando o perigo".

Carlos Brito acrescentou que além dos animais e da vegetação, é preciso lembrar que as comunidades rurais da região também foram bastante prejudicadas, tendo perdido lavouras e pastos, e que vidas estiveram em risco. “Alguns homens se viram em determinados momentos encurralados entre o fogo e enormes abismos ou paredões, outros até mesmo chegaram a desmaiar pelo forte calor ou por desnutrição”.

O superintendente da Defesa Civil, major BM Abadio José da Cunha Júnior disse que será apresentado um relatório com todas as informações sobre o incêndio que durou 10 dias. “Ainda não podemos oficializar números, como quantidade territorial, mas acreditamos na possibilidade de 15% a 20% de área queimada apenas no Parque Nacional, sem contar a APA”.

O trabalho no Parque Nacional foi feito em conjunto entre Ibama, governo do Estado e Exército. Cerca de 250 pessoas estiveram envolvidas no combate as chamas, entre bombeiros militares, brigadistas do Ibama, agentes ambientais da Sema e voluntários da Defesa Civil. Foram montadas bases de apoio nas localidades Véu de Noiva, Mutuca e Salgadeira. A equipe também teve a disposição três helicópteros, sendo um da Sejusp, um do Ibama e um da PRF, além de dois aviões locados e mais de vinte carros, entre eles caminhões pipa.

DECRETO

Nesta terça-feira (11.09) foi definido, a pedido da Superintendência de Defesa Civil da Sema, que o período proibitivo das queimadas em Mato Grosso, que se encerraria neste sábado (15), será prorrogado por mais 10 dias. O Decreto determinando a prorrogação será assinado amanhã pelo governado Blairo Maggi.

O período proibitivo das queimadas, de 15 de julho a 15 de setembro, é definido pela Lei Complementar 233, de 21 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a Política Florestal do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. A Lei prevê que dependendo das condições climáticas, o órgão ambiental estadual poderá antecipar ou prorrogar o período de restrição ao uso do fogo.

Do início do período de proibição até esta segunda-feira (10), Mato Grosso havia registrado 9.482 focos de calor. Apesar do número ser 18% menor do que no ano passado, quando foram registrados 11.542 focos de calor, a prorrogação foi feita com base principalmente nos vários focos distribuídos pelo Estado e a falta de previsão de chuva.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207620/visualizar/