Riva quer políticas de apoio ao ensino médio profissionalizante
O parlamentar progressista argumenta que dada à velocidade cada vez maior das transformações tecnológicas e das relações de produção, nos níveis nacional e internacional, a globalização crescente dos mercados tem gerado novos paradigmas administrativos para os processos produtivos e novas exigências quanto à capacitação, principalmente da demanda do primeiro emprego.
O objetivo do projeto de Riva é formar profissionais aptos ao exercício de atividades específicas de técnico de nível médio; especializar, aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos tecnológicos do estudante; qualificar e requalificar para o mercado de trabalho, jovens e adultos regularmente matriculados no ensino médio.
O ensino médio profissionalizante no estado de Mato Grosso será submetido a políticas de regionalização de atividades e co-participação de entidades públicas ou privadas, que através de parcerias complementarão as atividades práticas sendo incentivada através de convênios, acordos, contratos ou outros instrumentos previstos em lei.
“A escolha dos cursos que serão oferecidos nas unidades educacionais da rede pública estadual deverá corresponder às exigências do mercado de trabalho presente e futuro do município e/ou região, através de ampla consulta à sociedade com critérios estabelecidos na regulamentação”, explica Riva.
Várias experiências têm sido postas em prática considerando a formação técnica e/ou profissionalizante em diferentes países e até mesmo em diferentes estados brasileiros, o que demonstra que não há formulas ou receitas prontas, mas sim a necessidade de uma mudança permanente na formação de recursos humanos.
“Hoje é indispensável que a reorganização do ensino médio profissionalizante seja levada a efeito com o objetivo de incluir a participação da iniciativa privada, através da presença de empresários e instituições da sociedade civil ligadas ao ensino médio. Temos de criar condições para que o ensino médio profissionalizante seja descentralizado, atendendo aos interesses de cada região do Estado, com suas peculiaridades e planos futuros de desenvolvimento mantendo as escolas atualizadas tecnologicamente e atendendo às reais necessidades do mercado de trabalho”, finaliza Riva.
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