Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 10 de Setembro de 2007 às 09:08

    Imprimir


A Região Centro-Oeste está em alerta máximo por causa das queimadas. Em Mato Grosso, o fogo segue a trilha de destruição na Chapada dos Guimarães. A fumaça cobre as cidades. No Centro de Cuiabá, os termômetros já registraram 42ºC. Para suportar o calor e o tempo seco, só bebendo muito líquido.

"O clima está muito quente, muito abafado. Se não tiver tomando um suco ou um refrigerante gelado, a gente não consegue", diz a vendedora Marilsa Vitorino. "Sentimos mal-estar, a garganta seca, o corpo indisposto", afirma o professor Jumar das Neves.

A população sofre enquanto bombeiros e voluntários trabalham para conter os incêndios florestais no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. O fogo está fora de controle e já destruiu mais de 4 mil hectares de cerrado. Os morros e o vento prejudicam o combate. "O mais difícil é o deslocamento, cansativo, em torno de três horas, três horas e meia. Chegou no local, o combate é mais fácil", explica o major do Corpo de Bombeiros, Sandro Rogério.

Ameaça

Nas áreas rurais, as chamas ameaçam as casas. O presidente do Conselho da Defesa Civil da Chapada, Osmar Froner, diz que há risco de acidentes em estradas da região e de vida dos moradores vizinhos de áreas de florestas.

A Defesa Civil monitora as queimadas por imagens de satélite. Nas últimas 24 horas, foram registrados focos de calor em 40% dos municípios de Mato Grosso. As informações são repassadas para a equipe de fiscalização que vai a campo. "A origem se dá através de queima de resto de áreas florestais para abertura de novas áreas agrícolas e pecuária", afirma Joelson Campos, chefe de fiscalização.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207854/visualizar/