Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Setembro de 2007 às 08:55

    Imprimir


Graças ao voto secreto, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem grandes chances de ser absolvido na votação do Plenário na próxima quarta-feira, conforme avalia o professor de ciências políticas da Universidade de Brasília (UNB) Paulo Kramer. Segundo ele, mesmo estando agora "inutilizado", o peemedebista tem grandes chances de voltar ao topo caso realmente seja absolvido.

O professor usou uma frase atribuída ao senador Heráclito Fortes (Democratas-PI) para caracterizar a situação de Calheiros: "na política, o fundo do poço tem molas". Segundo Kramer, apesar de o senador estar enfraquecido e de ter perdido todo o seu poder de articulador político, a perspectiva de vitória existe.

Kramer acredita ainda que Calheiros é um grande conhecedor dos parlamentares do Congresso Nacional. No entanto, diz que não é possível afirmar se ele usa isso como uma arma para permanecer no cargo.

"Não há dúvida que ele sabe muita coisa de muita gente. Porém não dá para avaliar se ele está usando isso como poder de barganha".

Contudo, caso os senadores optem, na próxima quarta-feira, pela cassação de Calheiros, Kramer avalia que a base aliada do governo terá alguma dificuldade em eleger um novo presidente com as mesmas características do peemedebista.

Amuleto - Para o professor, Calheiros é positivo para o Palácio do Planalto, principalmente por ter bom trâmite com todos os parlamentares tanto do governo quanto da oposição. Ainda na opinião de Kramer, junto com José Sarney (PMDB-AP), Calheiros é um homem de extrema importância para o governo Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. "O Palácio agora está perdendo um articulador importante. O governo do Lula foi notório pelas trapalhadas e pela incapacidade de compreender o Legislativo."





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207858/visualizar/