Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 21:00

    Imprimir


A sensível redução do número de ocorrências policiais registradas nos municípios de Rosário Oeste (128 Km ao Norte de Cuiabá), Nobres (146 Km a Médio-Norte de Cuiabá), Acorizal (62 Km ao Norte de Cuiabá) e Jangada (80 Km ao Norte da Capital), entre março e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, foi verificada num relatório técnico do Comando de Policiamento de Área (CPA) de Rosário Oeste – 7º Batalhão da PM. O tenente-coronel PM Pery Taborelli, comandante da unidade, atribui os resultados positivos ao Programa Polícia Cidadã.

Segundo ele, os procedimentos da polícia militar na busca da parceria com as comunidades vem desenvolvendo uma relação de confiança e o senso de cidadania está possibilitando a colaboração mútua na prevenção de crimes, a coibição desse tipo de atividade ilícita pela presença mais ativa e célere do policiamento preventivo e mesmo em termos de resolutibilidade, com a elucidação do crime, a localização dos autores e frutos do ilícito, e isso, também com maior rapidez.

“Nós estamos trabalhando presente nas comunidades, com esclarecimentos por meio de palestras e contatos diretos. As pessoas nos avisam sobre situações ou pessoas estranhas em atitudes suspeitas e isso colabora muito com nossas ações. O fato de estarmos junto, principalmente repassando conhecimentos sobre cidadania, por meio do diálogo aberto está deixando as pessoas mais seguras e esta relação de parceria inibe bastante a ação criminosa”, acentua o tenente-coronel.

De acordo com o relatório apresentado pelo comandante, se houve três ocorrências de tentativa de homicídio, no período de março a agosto do ano passado, sendo uma no mês de abril, outra em maio e outra em julho, no mesmo período deste ano não houve nenhum registro, em Rosário Oeste. Na modalidade furto de veículo, se em 2006 houve um furto de veículo, este ano também não foi registrado nenhuma ocorrência semelhante, em Rosário Oeste.

Os roubos simples, praticados contra pessoas e residências, uma das ocorrências mais comuns no município, onde foram registradas seis no ano passado, de março a agosto de 2007 também não houve nenhum registro. Mesmo os roubos a estabelecimentos comerciais, que de março a agosto de 2006 somaram três, no mesmo período deste ano ainda não houve nenhum registro. E os os furtos, que é a ação sem uso da força, ao comércio no ano passado totalizou 10 registros, em 2007 este número caiu para seis.

Na modalidade; direção de veículo sem habilitação houve uma redução de 13 para nove, “com um novo procedimento e tipo de abordagem, onde se prioriza a orientação e não a punição pura e simples. E os que estamos percebendo é que os próprios transgressores se conscientizam da importância da habilitação e providenciam-na o mais urgente possível”, destaca o comandante da unidade policial.

No distrito de Bauxi, ainda em Rosário Oeste, no ano passado foram registradas cinco ocorrências de lesão corporal, de março a agosto. No mesmo período deste ano este número caiu para apenas uma.

Segundo o tenente-coronel PM Pery Taborelli, no município de Nobres, os roubos em estabelecimentos comerciais caíram de quatro, no ano passado para apenas um, no mesmo período deste ano. Também em Nobres, onde foram registradas duas ocorrências de estupro no ano passado, este ano, ainda não foi registrada nenhuma. Os registros de ameaça, também muito freqüentes, com 13 registros no ano passado caíram para nove registros este ano. Os casos de embriaguez em Jangada, que no ano passado somaram 24 também caíram para 19. As ocorrências de vias de fato, que de março a agosto de em 2006 totalizaram nove, no mesmo período deste ano somou apenas quatro registros, na cidade de Jangada.

Da mesma forma, as ocorrências de lesão corporal, que foram três em março de 2006, três em abril, uma em maio, duas em julho e duas em agosto, somando onze, também caíram para apenas cinco, de março a agosto deste ano, no município de Acorizal. Neste mesmo município, as tentativas de homicídio de 2006 são apontadas em quatro registros. De março a agosto deste ano, no mesmo município foi registrada apenas uma ocorrência desta natureza.

No mesmo município de Acorizal, enquanto as ocorrências de furtos à residência totalizaram cinco, no ano passado, este ano houve registro de apenas uma. As ocorrências de menor na condução de veículos, que no ano passado totalizaram sete ocorrências, este ano caíram para três.




Fonte: 24 Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207930/visualizar/