Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 16:29

    Imprimir


Os planos de ampliação das atividades e a possibilidade de se mudarem para uma sede maior mobilizam a equipe de voluntários e a coordenação da Casa do Saber, em Rosário Oeste (128 Km ao Norte de Cuiabá). De acordo com o coordenador da instituição, tenente-coronel PM Pery Taborelli, a Casa ganhou um ônibus usado, que ainda se encontra em manutenção, mas que será utilizado em breve no projeto de inclusão digital volante, idealizado para atender as comunidades rurais do município. O veículo será adaptado para um laboratório de informática.

Ele explica que muitas crianças e jovens da zona rural têm dificuldade de se locomoverem até a instituição devido à distância de suas casas. “Existem pelo menos 30 comunidades rurais em Rosário Oeste e nós levaremos aulas de informática até elas. Pretendemos ficar pelo menos 30 dias em cada comunidade, desenvolver e concluir um curso de informática básica para esses jovens”, revela.

Taborelli diz que a instituição deve receber em breve, novos microcomputadores por conta de convênios firmados e os que estão em uso na instituição, mas em boas condições serão adaptados ao ônibus. “Para isso nós já conseguimos firmar um convênio com a empresa Floresteca, que nos instalará balcões dentro do ônibus para esta atividade. Conseguimos também que a empresa construa as prateleiras de madeira para os livros doados pela Secretaria Estadual de Cultura para a nossa biblioteca da Casa do Saber”, ressalta.

Um outro projeto que vem mobilizando a equipe é o de conseguir uma nova sede, já que a sede atual não está mais comportando a demanda. Atualmente, a Casa funciona no centro da cidade, à rua Marechal Floriano Peixoto, 376. “Seria ideal se nós conseguirmos o antigo prédio do orfanato. Ele é bem mais amplo e possui uma área externa ideal. Estamos negociando com o proprietário do imóvel e queremos contar com o apoio da comunidade e da iniciativa privada na reforma do prédio, já que ele se encontra abandona há vários anos”, observa Taborelli.

Entusiasmados com os resultados positivos das ações da Casa do Saber, diretores de escolas se somam nesta mobilização. É o caso do diretor da Escola Estadual “Coronel Arthur Borges”, professor Gerson Alves da Cunha, o “Teto”. Ele elogia as ações da casa do Saber e diz que a partir delas as crianças da escola estão mais disciplinadas e mais interessadas em aprender. “Isso foi muito bom para Rosário Oeste que nunca teve uma experiência assim”, diz ele.

A diretora da Escola Estadual Marechal Rondon, Izabel Maria de Oliveira confirmou a mudança de comportamento dos jovens estudantes. “Este projeto e a presença dos policiais nas escolas têm mudado muito a nossa realidade, embora estejamos ainda aguardando recursos da Seduca para a reforma da escola e o prédio esteja bastante judiado, as crianças estão mais ativas e participantes do que antes e gostam dessas mudanças. Muitas delas são alunos dos cursos da Casa do Saber”, afirma.

O coordenador informa que A Casa do Saber está aberta a visitação de pessoas e empresários interessados em parcerias e atende também pelo e-mail: casadosabermt@hotmail.com





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207952/visualizar/