Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 15:52

    Imprimir


A concretização do Plano de Ações integradas da Polícia Militar de Mato Grosso, vem se consolidando aos poucos no Estado e prevê inúmeros procedimentos, além do campo exclusivo de sua atividade operacional, ampliando-se para a intervenção efetiva da corporação na formação cognitiva, cívica e da consciência cidadã, sobretudo, de crianças e jovens, a partir do envolvimento das comunidades onde estão inseridos .

A proposta é orientação de Governo repassada ao comando geral da PM e seus reflexos já podem ser sentidos em algumas regiões, com mais notabilidade, como é o caso do município de Rosário Oeste. A avaliação é do secretário Chefe da Casa Militar, coronel PM, Orestes Oliveira, agente mais direto da tradução dessa nova orientação de postura e conduta da Polícia Militar, desde o início de sua gestão à frente da pasta.

Segundo ele, os fatos falam por si e o que se vê naquele município vem estimulando a curiosidade de muitos e incentivando outros gestores do poder público no Estado. “O que estamos experimentando em Rosário Oeste é uma verdadeira transformação no comportamento das crianças e dos jovens, que têm ganhado inúmeras opções de formação acadêmica, cívica e também cidadã, na medida em que assimilam o senso crítico, revisam seu passado, ganham auto-estima e já conseguem auto-determinar o seu futuro, com as novas perspectivas abertas com essas ações”, afirma.

Um projeto em execução e que já apresenta resultados positivos neste sentido é o da Casa do Saber, uma instituição criada no final do ano passado, porém, que já registra uma interatividade jamais vista naquele município, de aproximadamente 700 pessoas por mês, de acordo com o seu fundador e coordenador, tenente-coronel PM Pery Taborelli.

Com o auxílio de colaboradores voluntários, que atuam como monitores dos cursos e a participação de outras instituições públicas lotadas no município e mesmo da iniciativa privada, o trabalho vem se desenvolvendo com tanta rapidez que o espaço já está pequeno para a demanda.

Ele informa que atualmente a Casa do Saber realiza os cursos de inclusão digital, reciclagem, bordado à mão, pintura em tela, pintura em tecido, técnicas de culinária para a produção de bolos, doces e salgados, alimentação alternativa, montagem e manutenção de micro-computadores, redação básica, elaboração de projetos, musica teórica, além de manter uma fanfarra juvenil com participação de 80 integrantes.

A Casa dá suporte ainda a diversas entidades no desenvolvimento dos projetos: Grupamento Guará, que consiste no recrutamento de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, com o objetivo principal de resgatar o civismo, a cidadania e o espírito solidário. Uma espécie de grupamento de escoteiros, onde são ensinadas práticas de convivência em sociedade, a necessidade da disciplina no cumprimento das tarefas, entre outras.

A instituição oferece ainda, a formados e formandos do Ensino Médio, um curso pré-vestibular, com equipamento de teleconferência (oferecido num convênio com a Fundação de Ensino de Cuiabá - Funec). Na área ambiental, a Casa do Saber ainda dá suporte aos integrantes do projeto Saran (Sistema Ambiental de Recuperação da Área Nativa do Rio Cuiabá) e já interfere com ações positivas no âmbito do município, como a ação de reforma do espaço físico da Escola Municipal “Dona Maria Francisca Tourinho”, que abrigará em breve a nova sede da Associação dos Amigos dos Excepcionais (APAE), de Rosário Oeste. “Fico feliz de estarmos conseguindo aglutinar tantas pessoas e tantas forças da comunidade e realizarmos este belíssimo trabalho social em Rosário Oeste”, afirma Pery Taborelli.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207955/visualizar/