Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 11:19

    Imprimir


GENEBRA - O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse no sábado que ainda é possível concluir a chamada Rodada de Doha de liberalização comercial global, mas que os líderes políticos precisam dar um "empurrão final" ao processo.

Lamy alertou que as consequências do fracasso podem ser sombrias, que o protecionismo historicamente é prenúncio de guerra e que os países pobres vão se sentir ludibriados se o mundo industrializado continuar sendo o maior beneficiado com a atual ordem econômica global.

"Um acordo agora é factível, mas precisamos de um empurrão final, que necessita da constante atenção e mobilização dos líderes", disse Lamy, numa conferência sobre conflitos militares e segurança.

"Não há uma ampla diferença a ser superada, mas permanecem algumas diferenças --muito menos do que havia no ano passado ou há dois anos", acrescentou.

Diplomatas ligados ao comércio retomaram nesta semana as negociações da Rodada de Doha na sede da OMC, em Genebra. O processo, lançado em 2001 na capital do Catar, está parado principalmente devido a diferenças sobre a redução de subsídios e tarifas agrícolas nos países desenvolvidos.

Lamy insiste que a negociação deve terminar até o fim do ano, para evitar que coincidam com a campanha presidencial norte-americana de 2008, já que isso supostamente daria ao governo dos EUA menos margem de manobra para negociar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207974/visualizar/