Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Setembro de 2007 às 23:12

    Imprimir


“Aqui é um pedaço do Jardim do Éden”. Essa afirmação do prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, reforçada também por Edvaldo Pereira da Silva, Secretário de Turismo, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, foi usada durante recepção a um grupo de jornalistas para definir o cenário que seria apresentado aos visitantes.

Localizada a 509 km a Leste da Capital, Barra do Garças, conhecida também como o “Roteiro das Águas”, recebeu no último fim de semana (de 31.08 a 02.09) um Fampress com a presença de 15 profissionais entre jornalistas e fotógrafos de Cuiabá, interessados em conhecer e divulgar os produtos turísticos locais.

“Com a presença destes profissionais, Barra torna-se uma vitrine. Temos aqui a soma das belezas naturais, com nossas trilhas, cachoeiras, cavernas, grutas, águas termais, o encontro dos rios Garças e Araguaia e ainda, o lado místico e o esoterismo”, observou Chaparral.

A Ação, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretária de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), foi desencadeada em conformidade com os anseios de empresários de algumas regiões de Mato Grosso, empenhados em expandir o turismo com a ajuda de uma ferramenta prática de divulgação: a mídia.

TRILHAS - A diversidade natural encantou o grupo de jornalistas que tinha no roteiro alguns dos principais pontos turísticos da região. A três quilômetros do centro da cidade fica o Parque Estadual da Serra Azul, com 11 mil hectares de extensa beleza. Ali estão algumas das trilhas mais visitadas. Naquele lugar viviam os índios Bororós, que batizaram a região de kieguereiral, cuja tradução significa “morro lugar dos pássaros”. A enorme variedade de pássaros observados durante o passeio faz jus ao nome dado pelos índios.

Podem ser encontradas no parque 14 cachoeiras formadas pelo Córrego das Voadeiras. As mais visitadas são as da Usina, com oito metros de altura, e a do Pé da Serra, com 28 metros, cujo cenário serve também para a prática do rappel. O Parque não se limita somente às cachoeiras e trilhas; também abriga sítios paleontólogos e arqueológicos ainda não catalogados.

DISCOPORTO - A Serra Azul também é conhecida pelo lado místico. Inspirado nas histórias de que objetos voadores não Identificados (discos Marcos Vergueiro/Secom-MT

Discoporto é um dos atrativos turísticos da região

voadores, ou os OVNIS ou UFOS) aparecem pelos céus da região, Valdon Varjão (foi vereador, prefeito, deputado federal e senador) idealizou em 1995 a construção de um Discoporto para “recepcionar” os alienígenas que desejassem visitar nosso planeta. Ao final de uma das trilhas da serra, o visitante se depara com uma nave construída com restos de sucata. Imagens de extraterrestres ajudam a compor a paisagem. A idéia foi uma excelente jogada de marketing, que aguça a curiosidade de muita gente dentro e fora do País.

Outro ponto turístico visitado pelos jornalistas que participaram do fampress foi o Parque das Águas Quentes. As águas, que têm propriedades medicinais, atraem visitantes de várias partes do país. Em algumas piscinas a temperatura da água chega a 43ºC. Administrado pela prefeitura de Barra, o parque tem restaurantes, duchas, vestiários e oferece várias atrações de lazer, como o toboágua, o bar molhado (dentro de uma piscina) e o circuito feito em cima de câmaras de pneus no Rio da Preguiça, que atravessa toda a extensão do parque.

A visita incluiu, ainda, duas praias famosas, que lotam nas temporadas de verão (julho e início de agosto): a Praia da Arara, no município vizinho Pontal do Araguaia, e a Praia Quarto Crescente, em Aragarças, município localizado no Estado de Goiás (separado apenas por uma ponte).

A cidade de Barra do Garças também tem a preocupação de preservar laços culturais com as aldeias indígenas ainda existentes na região. A cultura Xavante com suas danças e rituais contribui para o ecoturismo. Essa importância é representada através de projetos e obras principalmente na área da educação com o apoio da Prefeitura.

O investimento das autoridades em Barra do Garças é grande e as programações de eventos e datas comemorativas são dois dos fatores que colaboram para o fascínio dos visitantes. Dentre outras atividades, uma das mais destacadas é a tradicional festa com a Procissão da Paixão de Cristo realizada no Mirante do Cristo, onde os fiéis acendem velas ao pé da estátua para pagar promessas depois de subir uma escadaria com mais de 1.000 degraus. Do alto da serra, nesse ponto, avista-se as três cidades e o encontro das águas dos rios Garça e Araguaia.

O prefeito Chaparral ressalta que a idéia é implantar um calendário de eventos que divulgue a cidade e atraia turistas o ano inteiro e não somente quando há algum evento significativo como o festival de praia, de pesca, ou à época em que a cidade faz aniversário, em 15 de setembro (quando completará 59 anos de emancipação política).





Fonte: 24 Horas Newes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207991/visualizar/