Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Setembro de 2007 às 22:26

    Imprimir


O acordo com o Irã para inspeções do polêmico programa nuclear iraniano é necessário para impedir um confronto que pode levar à guerra, declarou nesta sexta-feira o diretor da AIEA (Agência Internacional da Energia Atômica), Mohamed El Baradei.

"Constato que o Irã continua com seu programa de enriquecimento de urânio sem que possamos fazer as verificações exaustivas necessárias, e também ouço muitas pessoas dizerem que a solução é bombardear o Irã", declarou um preocupado El Baradei a jornalistas em Viena.

El Baradei foi criticado porque que a AIEA concordou em agosto com o Irã a respeito de um calendário nos termos do qual a República Islâmica deve responder às questões sobre suas atividades passadas não esclarecidas.

O Washington Post considerou na quarta-feira que, ao concluir esse acordo, o chefe da AIEA evitava adotar uma postura mais rígida com o Irã por sua produção de urânio enriquecido.

El Baradei afirmou nesta sexta-feira que este acordo era relativo apenas à cooperação do Irã com os inspetores de sua agência, como exigência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Esse organismo impôs em duas oportunidades sanções contra os iranianos por sua recusa em suspender o enriquecimento, exigido pela ONU.







Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207993/visualizar/