Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 07 de Setembro de 2007 às 07:38

    Imprimir


Em reunião na tarde desta quinta-feira, 06/09, a coordenadora do curso de Psicologia do Instituto de Educação (IE) da UFMT, professora Sumaya Persona de Carvalho, e o chefe do Departamento de Psicologia, professor Dirceu Cauduro, apresentaram ao reitor Paulo Speller e às pró-reitoras de Planejamento, Thereza Higa, e de Ensino de Graduação, Matilde Crudo, o projeto de construção da sede do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e do Laboratório Experimental. ´´É preciso agora buscar os recursos para a operacionalização``, disse Sumaya.

O curso de Psicologia no Campus de Cuiabá foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) em abril deste ano e a entrada da primeira turma já está incluída no Vestibular 2008. Deverão ingressar 40 alunos no primeiro semestre e 40 no segundo. As aulas serão em período integral (tarde e noite).

O curso é para a formação de psicólogos abrangendo pesquisa e intervenção, explica a coordenadora. Os profissionais poderão atuar em escolas, clínicas, postos de saúde, hospitais psiquiátricos e presídios, entre outras atividades da área. Com o SPA, o curso vai atender à comunidade universitária e externa.

Para Dirceu Cauduro, é de ´´suma importância, esse curso na universidade pública``. Segundo ele, ´´os alunos vêm insistindo, fazendo um curso e outro da mesma área, sempre perguntando quando teria o de Psicologia``. A reivindicação, que agora é atendida, vem desde 1976, lembra.

Era também uma antiga aspiração do corpo docente do Departamento de Psicologia, do IE, integrado por treze professores efetivos e dois substitutos, dos quais são seis doutores, quatro, mestres e cinco especialistas. Desde que foi estruturado, o Departamento passou a atuar em dezoito cursos de graduação da UFMT, ministrando disciplinas de psicologia na sede e no Programa de Interiorização. Também está presente na pós-graduação com cursos de especialização e formação de grupos de pesquisa no Mestrado em Educação, além de desenvolver projetos de extensão através de cursos, seminários, palestras e assessorias.

Outros projetos - No momento, o Departamento de Psicologiaestá concluindo o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ministrado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). São 25 alunos formados. A partir de outubro inicia outra turma, com 30% das vagas para a técnicos da UFMT e 70% para a comunidade em geral.

Também nessa área, o Departamento é responsável pela aplicação do exame de Proficiência em Libras em Mato Grosso, para o qual estão inscritos 89 candidatos. Trata-se de uma certificação nacional feita pelo Ministério da Educação (MEC), cujas provas serão de 8 a 10 de outubro.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208063/visualizar/