Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 07 de Setembro de 2007 às 07:30

    Imprimir


A passagem da tempestade Félix pela América Central provocou ao menos 60 mortes, segundo a Associated Press. O número pode chegar a até 100 pessoas, de acordo com a France Presse. Nesta quinta-feira, 25 corpos foram resgatados somente em Honduras.

O número exato de mortos é difícil de contar. O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou nesta quarta-feira que mais de 200 pessoas estavam desaparecidas. Deste grupo, 52 índios Miskito foram encontrados com vida.

"Eles esperavam em tábuas e em salva-vidas por horas", disse a Carolina Echeverria, do governo hondurenho. Os índios estavam no mar, nas proximidades de Raya, na fronteira entre Nicarágua e Honduras.

Metade do grupo foi liberada e voltou para casa em uma embarcação da Marinha da Nicarágua. Os outros foram encaminhados a hospitais em Honduras.

Regiões habitadas pelos índios Miskito, na Nicarágua, foram fortemente atingidas pelo temporal. Na região, há 42 mortos segundo o governador Reynaldo Francis. Os Miskito se dividem pelo território nicaragüense e hondurenho. Com cerca de 135 mil pessoas --100 mil na Nicarágua-- a comunidade era um protetorado britânico até o século 19.

A passagem do Félix --que chegou na Nicarágua na última terça-feira (4) como um furacão de categoria 5, a mais potente na escala Saffir Simpson, com ventos de 260 km/h-- reavivou lembranças do furacão Mitch, que provocou a morte de 10 mil pessoas na América Central em 1998.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208064/visualizar/