Projeto prevê isenção de ICMS a prefeituras de MT
A matéria prevê a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) das faturas relativas à utilização de energia elétrica e telecomunicações das prefeituras municipais e órgãos vinculados. "É uma forma dos municípios terem recursos para atendimento às demandas sociais dos seus cidadãos", analisa Avalone.
De acordo com o parlamentar, a isenção de impostos entre os entes públicos deveria ser prática já há muito tempo existente no Brasil. "Pois estes pagamentos acabam reduzindo a capacidade de investimento e transformam-se num verdadeiro festival de repasses financeiros pelas taxas que são cobradas pelos bancos, quando na transferência e pagamentos", explica. Outro argumento utilizado pelo parlamentar é o fato de que o governo federal retém grande parte da movimentação financeira dos pagamentos e recebimentos dos tributos, em especial a CPMF, que não é repassada aos municípios.
A alíquota do ICMS em Mato Grosso é 30%, ou seja, numa conta telefônica no valor de R$ 1.000,00, cerca de R$ 300,00 são destinados para pagamento do imposto. "O valor é significativo e irá desonerar os municípios, oportunizando recursos para investimentos no atendimento à população carente". Segundo Avalone, este projeto de Lei foi apresentado e discutido com os membros da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e obteve aprovação e apoio da entidade.
Comentários