Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 07:56

    Imprimir


Faltam apenas dez dias para o término do período de proibição de queimadas em Mato Grosso. Mas, mesmo com a medida, os últimos dois meses aparecem com os maiores números de queimadas. Somente em julho foram detectados pelo satélite NOAA-12, do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), 2.552 focos de calor. Já agosto aparece com 1.610.

Só Notícias apurou que, desde janeiro, foram 7.248 registros de queimadas no Estado. O maior número do país, seguido do Pará, com 2.914 focos, Roraima, com 2.512 e São Paulo com 2.259. Mesmo liderando o ranking, os registros são menores que no ano passado, quando 11.548 incêndios foram detectados nos oito meses.

Proprietários de áreas rurais no Nortão que forem flagrados queimando podem ser multados pelos órgãos ambientais. Além de denúncias, o controle e fiscalização também são feitos pelo sistema de monitoramento via satélite. Quando necessário, fiscais fazem a vistoria in loco antes da autuação.

Mesmo com a liberação, a partir de 15 de setembro, as queimadas só podem ser feitas mediante autorização da Secretaria do Estado de Meio Ambiente. O clima seco e fortes ventos contribuem para proliferação do fogo que pode causar muitos prejuízos neste período.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208197/visualizar/