Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 05 de Setembro de 2007 às 21:37

    Imprimir


Nossa Senhora do Livramento vive esta semana grandes manifestações de fé em sua maior festa religiosa. É o tradicional festejo em homenagem à padroeira da cidade, que acontece nesta sexta-feira e sábado (07 e 08), na Praça de Eventos Fernando de Barros. "Nossa Senhora do Livramento, dirija seu olhar sobre nossas famílias e seremos abençoados por seu filho Jesus" é o tema do evento deste ano, quem tem como rainha e rei, a professora Maria Auxiliadora da Silva Cunha e o vereador de Várzea Grande, Gonçalo de Almeida. A atividade tem por objetivo celebrar a fé católica mediante a devoção e manter viva a tradição da cultura local. A organização espera receber em torno de cinco mil pessoas durante os dois dias de festejos.

A novidade deste ano é a participação dos artistas mato-grossenses - Adir Sodré, Júlio Cezar e Vitória Basaia. O artista Adir Sodré, irá pintar ao vivo, mostrando como surgem seus anjos cuiabanos, mangas, borboletas, entre outros temas marcantes de suas telas. Já o Júlio Cezar estampou a Praça de Eventos com suas obras de artes.

A festividade é organizada com recursos conseguidos por meio de patrocínios e promoções realizadas pelos devotos durante todo o ano na Paróquia. A Secretaria de Estado e Cultura, por meio do Fundo Estadual de Fomento a Cultura está apoiando a realização dos festejos, conjuntamente com a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento e a comunidade local.

Festejada anualmente pelos filhos da terra e adeptos fiéis da religiosidade a programação traz uma série de atividades culturais e religiosas: brechó da solidariedade, procissão, reza diária, missas, quermesses, jantares com comidas e bebidas típicas, apresentações de grupos culturais e bandas regionais e, ainda, o tradicional 'chá cô bolo'. Na manhã de sexta-feira (07/08), ás 04 h, acontece à procissão de penitência pelas principais ruas da cidade. Em seguida, ás 06h, no Centro Familiar Frei Salvador Rouquette tem o tradicional chá cô bolo. É à noite, a partir das 19 h, na Praça de Eventos, tem missa solene, jantar de confraternização oferecido á comunidade e apresentação da Banda Terra e da dupla de Goiânia Max e Papi Bondon. Já no sábado (08/09), ás 19 h, haverá missa solene campal com procissão luminosa pelas principais ruas da cidade e logo após, ás 21 h, tem jantar com comidas típicas, apresentações com grupos folclóricos de danças, show pirotécnico e baile popular com a Banda Legislativo.

A peregrinação dos devotos com imagem da santa é um dos pontos altos da programação. Desde julho, foram visitas de 80 comunidades rurais e residências de famílias livramentenses que residem na Grande Cuiabá. O andor da imagem somente se encerra com o término da reza de nove dias (novena), programada para o dia 07 de setembro.

Histórico

De acordo com os moradores mais antigos de Nossa Senhora do Livramento, a festa em homenagem à padroeira teve inicio há mais de um século, realizada em setembro e tendo como ponto alto o dia 08 do mesmo, o Dia da Padroeira, e tinha a seguinte programação: nos dias 05, 06 e 07, a cidade do Livramento era despertada com a banda de música tocando a alvorada, ás 05:30 era celebrada a missa e depois era servido para a população o famoso chá com bolo, na casa de um dos festeiros, escolhida como "Casa da Festa". Enquanto servia o chá com bolo, a banda tocava e quem quisesse, podia dançar.

Ainda conforme relatos dos moradores, nas noites 05 e 06 havia a retreta e em seguida, acontecia o baile na "Casa da Festa" com duração de mais ou menos de duas horas. No dia 07, cedo, a bandeira da esmola saía da igreja e percorria todas as casas da cidade. Nesse dia, havia almoço na casa da festa. À noite, a partir das 20 horas, iniciava o leilão, um dois momentos mais esperados, principalmente pelos mais jovens, onde os mesmos faziam galanteios, arrematavam as prendas e presenteavam as moças nas quais estavam interessados.

Programação

Sexta-feira (07/09) 04 h – Procissão de Penitência (Igreja Nossa Senhora do Livramento) 06h – Chá cô Bolo 19 h – Missa Solene 20h30 - Jantar de Confraternização oferecido á comunidade 21h30 – Apresentações culturais e Baile Popular Local; Praça de Eventos Fernando de Barros.

Sábado (08/09)

19 h – Missa Solene Campal e Procissão Luminosa 21 h – Jantar com Comidas Típicas, quermesse, sorteio de prêmios, apresentações culturais, show pirotécnico e baile popular. Local: Praça de Eventos Fernando de Barros




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208237/visualizar/