Incêndio deve atingir cachoeiras de Chapada até o final desta tarde
O incêndio no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) continua fora de controle. Nesse momento, o fogo se aproxima das áreas das cachoeiras e pode alcançá-las até o fim da tarde, segundo estimativas do comandante das operações Major Márcio Paulo da Silva.
"É bem possível que não consigamos conter o fogo até atingir as cachoeiras. A situação é bem crítica".
Há uma última linha de defesa montada antes da área das cachoeiras. "É nossa última tentativa. Se o fogo passar pela linha de defesa, vai chegar rápido às cachoeiras. O vento e a temperatura também estão contra nós", disse há pouco o major.
O coordenador de combate do Prevfogo, (Centro Especializado do Ibama) Rodrigo de Moraes Falleiro, disse hoje pela manhã que a falta de aeronaves poderia prejudicar o trabalho dos bombeiros. Disse ainda que um "problema burocrático" impedia a vinda de aviões de ajuda.
Cerca de 130 homens entre bombeiros, brigadistas agentes ambientais e servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estão no local. A equipe trabalha na tentativa de conter o fogo para que este não invada a MT 251, rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
O parque possui uma área de 33 mil hectares, mas fogo já destruiu pouco mais de oito mil.
Comentários