Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Setembro de 2007 às 10:13
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


O Governo do Estado vem desenvolvendo um conjunto de ações no intuito de resgatar a dignidade dos cidadãos carentes. As famílias beneficiadas pelo programa de moradia “Meu Lar”, são também assistidas em questões de cidadania, saúde, educação e geração de renda, comprovando que o trabalho social não termina na entrega das chaves.

De maio a agosto deste ano, técnicos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) já visitaram famílias beneficiadas pelo Meu Lar em 55 municípios.

Segundo o coordenador geral das Políticas Públicas de Habitação, Adinalvo Souza Lopes, a visita in loco é a melhor forma de avaliar e monitorar o programa, bem como o desenvolvimento social das famílias. Inclusive, em todos os residenciais são aplicados questionários quantitativos, que levantam a demanda de qualificação, desemprego e escolarização.

“Além disso, mobilizamos a rede de proteção social existente nos municípios e envolvemos a Comissão de Habitação e Sociedade Cível nas atividades propostas. A partir daí, fomentamos parcerias, divulgamos os programas e projetos da Setecs, possibilitamos a participação dos jovens nas ações de desenvolvimento comunitário e verificamos a possibilidade de participação dessas pessoas nas Ações Sócio-Educativas à Família (ASEF)”, detalhou.

De acordo com o superintendente de Promoção à Cidadania da Setecs, Roberto Garcia, esta é uma ação continuada e outros municípios serão monitorados. “Todos os municípios do Estado receberão o trabalho social da equipe do Meu Lar desta secretaria. Lembrando que o Governo do Estado também se preocupa com a qualificação profissional dessas famílias, por isso, cursos de capacitação são levados à diversas regiões”, lembrou.

Em quatro anos de Governo, o sonho da casa própria já tornou realidade para mais 30 mil famílias Mato-grossenses. Este ano, novos convênios já foram assinados para a construção de mais 4.139 unidades habitacionais, incluindo os programas Meu Lar e de Arrendamento Residencial (PAR).

As cidades visitadas pelos técnicos da Setecs são: Vale de São Domingos, Indiavaí, Querência, Novo São Joaquim, Barra do Garças, Gaúcha do Norte, Campos de Júlio, Nossa Senhora do Livramento, Juruena, Colniza, Aripuanã, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Rio Branco, Porto Estrela, Denise, Primavera do Leste, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, General Carneiro, Jaciara, Dom Aquino, Araputanga, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Glória D’Oeste, Campinápolis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Conquista D’Oeste, Poconé, Brasnorte, Juína, Cotriguaçú, Castanheira, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Guarita, Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Alto Paraguai, Arenápolis, Nortelândia, Nova Banderantes, Nova Monte Verde, Nobres, Rosário Oeste, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Nova Ubiratã, Juscimeira, São Pedro da Cipa e Poxoréu.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208863/visualizar/