Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 18:16
Por: CREUZA MEDEIROS

    Imprimir


A Seduc está elaborando um Programa de Segurança, Disciplina e Qualidade Social nas Escolas para diminuir os episódios de violência no entorno e interior das instituições estaduais de ensino. O esboço do programa foi apresentado pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, nesta sexta-feira, (31/08), para 32 diretores e presidentes de Conselhos Deliberativos de Cuiabá e Várzea Grande. Agora, a Seduc vai realizar reuniões nas escolas para colher mais subsídios para finalizar o programa.

A reunião contou também com as presenças do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá, Benildes Aureliano Firmo, da coordenadora do Rede Cidadã, coronel Zózima Sales, do diretor adjunto da Academia da Polícia Civil, Gênison Brito Alves, do coordenador do Proerd, tenente coronel Jaques, da secretária extraordinária de assuntos educacionais, Flávia Nogueira, das coordenadoras do Curso de Psicologia da Unic e Univag, entre outras lideranças da Seduc.

"Inicialmente desenvolveremos o programa em 32 escolas com maior registro de violência em Cuiabá e Várzea Grande. A intenção é ampliar a ação para todas as instituições de ensino público de Mato Grosso no prazo de um ano", informou o secretário.

Entre as ações a serem implementadas estão a realização de atividades no contra-turno, a intensificação do vínculo entre pais, alunos e escola, o fortalecimento do Conselho de Desenvolvimento do Conselho Escolar, a identificação de lideranças estudantis, entre outros.

Na reunião também foram relatados casos de sucesso de aproximação com a comunidade. Na Escola Marcelina de Campos, no Jardim Santa Amália, em Cuiabá, a primeira colocada na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Cuiabá, os pais já convivem diariamente na escola e os resultados são satisfatórios. A direção da escola até elaborou um guia para alunos com os direitos e deveres e avisa os pais sobre a freqüência dos alunos.

A coordenadora do Rede Cidadã, coronel Zózima Sales, elogiou a iniciativa da Seduc em elaborar um programa de combate à violência. "Ele terá sucesso porque é uma entidade fortalecendo outra, todos juntos. Para colocar ações como essas em prática é necessário paciência, compreensão e comprometimento", destacou.

A expectativa é que o governo de Mato Grosso lance o Programa de Segurança, Disciplina e Qualidade Social nas Escolas neste mês de setembro. Os parceiros previstos para a efetivação do programa são Sejusp, Polícia Militar, Conselhos Tutelares, Conselhos da Criança e Adolescente, Conselhos Deliberativos, ministério público, universidades, entre outros.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208950/visualizar/