Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 13:19
Por: Thiago Foresti

    Imprimir


O IBGE divulgou as preliminares do Censo 2007. Segundo o órgão ainda falta uma varredura nas residências que se recusaram a receber os recenseadores, mas os dados já refletem a realidade dos Estados brasileiros. Os números indicam Colniza como o município que teve maior variação percentual em Mato Grosso. A população da cidade passou de 10.270 habitantes para 27.215, um aumento de 165%.

Em segundo vem Santa Rita do Trivelato (106%) e Santa Rosa do Xingu (93%). A pesquisa aponta também que no geral a população do Estado aumentou em 331.879 habitantes, mas não houve alteração no ranking das três maiores maiores cidades que continuam sendo: Cuiabá, Varzea Grande e Rondonópolis. A novidade é Sinop, que assumiu o quarto lugar de Cáceres, e Sorriso que passou a figurar entre os 10 maiores do Estado.

Na outra ponta os menores municípios também não tiveram muita alteração. Araguainha continua como a menor (1.092 habitantes), seguida de Serra Dourada (1.301) e Ponte Branca (1.782). As três são as únicas cidades do Estado com população inferior a 2 mil habitantes. No geral a pesquisa mostra que a grande maioria dos municípios (73) tem população inferior a 10 mil habitantes, enquanto apenas 18 cidades contam com maior de 30 mil habitantes.

Colniza, a campeã de crescimento populacional, fica no norte de Mato Grosso (1.065km de Cuiabá), próxima da divisa com Rondônia e Amazônia. A cidade esteve sob os holofotes da mídia nas últimas semanas, por conta do seqüestro do vereador José Luiz de Paula e pela operação Ouro Verde da Polícia Militar e Civil que já prendeu 39 pessoas até o momento. Colniza também já foi famosa nacionalmente depois que uma pesquisa a apontou como a mais violenta do país (165 mortes por 100 mil habitantes). O prefeito Adir Ferreira de Souza não quis comentar os dados.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209017/visualizar/