Projeto de Percival defende cria o Território da Guariba
O presidente da Comissão de Redivisão Territorial da Assembléia, deputado Percival Muniz (PPS), defendeu ontem a criação do território federal Guariba, localizado no extremo noroeste de Mato Grosso, envolvendo municípios de Colniza, Rondolândia e Aripuanã. Segundo ele, a região está abandonada a mercê da lei do mais forte e que, pela sua dimensão e distância, o governo não tem conseguido dar a assistência necessária a população.
"Lá há homicídio, grilagem, prostituição, assassinato, ou seja, a violência impera e o Estado não faz nada", criticou. "O maior problema é a agressão ao meio ambiente, onde a destruição visa apenas o lucro fácil". O parlamentar observou que está rendo realizado uma operação na região, envolvendo a Política Militar, que já prendeu 12 pessoas. "A região não pode viver de operações esporádicas, beija flor, porque continuará sendo obrigada a conviver com a violência", advertiu, salientando que a saída é transformar toda área em território federal para que a União tome conta da região.
Percival Muniz disse que a Comissão de Redivisão Territorial poderá aprovar uma sugestão, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, propondo a criação da nova unidade federativa. "Só assim, é que o povo daquela região, que é maior que Rondônia, terá acesso ao benefício do Poder Público", avaliou.
"Toda aquela região, se chega por Rondônia e pouco contato tem com Cuiabá. Por isso, criar o território federal é a saída para minimizar o problema que a população enfrenta, sobretudo, em consequência, da ausência do Poder Público", enfatizou. O parlamentar socialista disse que não é a favor de se dividir Mato Grosso, mas que o "sofrimento do povo daquela região" só será minimizado com a criação do território federal. Ele disse que a Assembléia não pode ficar indiferente à gravidade da situação que os moradores de Colniza enfrentam.
Comentários