Repórter News - reporternews.com.br
Rondonópolis: vereador vai apresentar projeto que institui coleta seletiva na cidade
O vereador Thiago Silva (PMDB), vai apresentar na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal o projeto que autoriza a Prefeitura Municipal a instituir o programa “Recicla Rondonópolis” com coleta seletiva e aproveitamento de resíduos sólidos em toda a cidade.
Segundo o vereador Thiago Silva, a partir de agosto do ano que vem todos os municípios brasileiros deverão acabar com os lixões e implantar a coleta seletiva, em conformidade com que determina a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).
“A criação de uma lei no âmbito municipal será mais um incentivo a obrigação do município em cumprir a legislação federal, despertando as autoridades e sociedade para a prática da coleta seletiva do lixo”, disse o vereador Thiago Silva. O projeto do vereador vai para leitura na sessão ordinária da próxima quarta-feira (8).
De acordo com Thiago Silva, para a elaboração do projeto foram visitadas cooperativas de reciclagem em Rondonópolis e também realizadas duas reuniões com os catadores de materiais recicláveis.
“Com o projeto elaborado apresentamos para a voluntária do Movimento União Cidadã: Recicla Rondonópolis, Ana Paula Beer, a qual também fez sugestões no projeto. O nosso propósito como representante do legislativo é de fomentar a destinação correta dos resíduos”, externou Thiago Silva. O projeto Recicla Rondonópolis já é desenvolvido na região do Jardim das Flores.
O Projeto também foi apresentado ao Sanear para sugestões e adaptações. “Nosso objetivo é ampliar o debate com a sociedade e órgãos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos no município, e trabalhar para que o Sanear possa implantar a coleta seletiva dentro do prazo estabelecido pela lei federal, informou o vereador.
PLANO MUNICIPAL
O Vereador também apresentará indicação a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sanear para elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Fonte:
AgoraMT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20937/visualizar/
Comentários