Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 23:24

    Imprimir


Toronto (Canadá), 28 ago (EFE).- Steven Truscott, a pessoa mais jovem condenada a morte no Canadá, conseguiu hoje uma grande vitória ao ser absolvido por um tribunal do assassinato de uma menina, crime pelo qual foi sentenciou à forca há 48 anos.

Os cinco juízes do Tribunal de Apelações de Ontário declararam hoje que a corte, "de forma unânime, afirma que a condenação de Truscott foi um erro judicial e deve ser cancelada".

Segundo o Tribunal, "o remédio apropriado neste caso é declarar a absolvição".

"O recorrente neste caso serviu 10 anos na prisão e viveu toda sua vida como adulto à sombra de uma condenação que concluímos que deve ser cancelada por ser uma falha judicial", diz a sentença.

Durante uma entrevista coletiva realizada após ser divulgada a absolvição, Truscott afirmou que escutou o veredicto quando ia de carro para a sede do Tribunal.

"Nunca em meus mais loucos sonhos imaginei que este dia chegaria", declarou.

O ministro da Justiça de Ontário, Michael Bryant, também emitiu um comunicado no qual pediu desculpas representando "o público" e afirmou que considerará uma possível compensação econômica para Truscott.

O absolvido afirmou que não estava satisfeito com a declaração do ministro, pois não a considerou sincera.

Truscott foi condenado à forca em 1959, quando tinha 14 anos, pelo estupro e assassinato de sua amiga, Lynn Harper, de 12 anos, em uma pequena localidade da província de Ontário.

Após passar quatro meses no corredor da morte, a sentença foi comutada por prisão perpétua.

Em 1969 foi concedida a ele liberdade condicional, poucos anos depois de uma jornalista publicar um livro no qual questionava o veredicto de culpabilidade contra Truscott, agora com 62 anos.

Durante décadas Truscott viveu com uma nova identidade, se casou e teve três filhos, até que em 1997 decidiu ir aos tribunais para mudar a sentença original.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209370/visualizar/