Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 08:47

    Imprimir


Luís Henrique Daldegan, o secretário mais "bombardeado" do governo Blairo Maggi por conta da crise na área ambiental, possui "costa quente" e, independente do resultado da CPI da Sema, não deixará o cargo. Ele obteve essa garantia do próprio governador. Para Maggi, os problemas da pasta são mesmo complexos e entende que até agora o substituto do ex-secretário Marcos Machado não cometeu atos de improbidade, algo que poderia culminar em sua exoneração.

Ex-assessor parlamentar do deputado Humberto Bosaipo (DEM), Daldegan enfrenta uma série de desafios tanto do ponto de vista administrativo como da concepção da sociedade quanto ao setor. Sua secretaria, porém, acabou se transformando num barril de pólvora. Servidores foram presos acusados de falcatruas, engenheiros florestais descredenciados e várias sindicâncias instaladas. Pegos na ilegalidade, setores como o madeireiro culpam a Sema pela demora na liberação das licenças ambientais.

Para deixar ainda mais a pasta de Daldegan no olho do furacão, os deputados resolvem instaurar uma CPI, a primeira do governo Blairo Maggi, no comando do Palácio Paiaguás desde janeiro de 2003. O primeiro a prestar depoimento foi nada menos que o próprio secretário. Agora, a Comissão vai convocá-lo de novo para novos esclarecimentos no decorrer desta semana.

Daldegan convive sob pressão, principalmente de políticos. Alguns recorrem ao secretário para não serem punidos por desmatamento ilegal. Outros pedem socorro no sentido de evitar que áreas sejam interditadas pela fiscalização e em busca de licenciamento. Além disso, o secretário precisa mostrar na prática que o governo "prioriza o setor" e que o seu líder, o governador e "rei da soja" Blairo Maggi, não é estuprador da floresta, como costumam batizá-lo ONGs e setores da imprensa internacional. Dados positivos na área ambiental podem ajudar o governo Maggi e salvar Daldegan, principalmente se MT deixar as primeiras colocações no ranking nacional de campeão nacional em desmatamento, queimadas ilegais e trabalho escravo.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209663/visualizar/