30% do Senado vê indício para cassar Renan
Levantamento feito pela Folha em reportagem publicada neste domingo (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL) revela que pelo menos 24 dos 67 senadores (35,8%) ouvidos pelo jornal acreditam que há indícios suficientes para cassar o mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra do decoro parlamentar. O número representa 29,63% da casa.
A reportagem ouviu 67 dos 81 senadores entre quinta e sexta-feira, depois que a Polícia Federal entregou a perícia feita nos documentos de Renan. Os senadores foram ouvidos com o compromisso de sigilo das respostas.
Três perguntas foram feitas pela reportagem aos senadores: 1) o presidente do Senado, Renan Calheiros, deveria se afastar do cargo durante o processo?; 2) já há elementos suficientes para a cassação do mandato dele?; 3) se ele deixar o posto, quem deveria sucedê-lo?
Renan responde a processo no Conselho de Ética do Senado por ser acusado de ter usado dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento. O conselho vai concluir a análise do processo nesta semana.
Na quinta-feira, Renan prestou depoimento aos três relatores do conselho --Renato Casagrande (PSB-ES), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Almeida Lima (PMDB-SE)-- para explicar detalhes da perícia que a Polícia Federal realizou em seus documentos.
Após o depoimento, que durou quase duas horas, Casagrande e Serrano afirmaram que Renan não conseguiu comprovar que efetivamente tinha recursos para pagar pensão à jornalista. Segundo os relatores, o senador também deixou dúvidas sobre a sua evolução patrimonial nos últimos anos.
O único relator a se convencer com as explicações de Renan foi Almeida Lima, um dos principais aliados do peemedebista no Senado.
Votação
O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), defendeu votação secreta para o relatório do processo contra Renan no órgão. Quintanilha disse, no entanto, que vai submeter ao plenário do conselho a decisão sobre o tipo de votação a ser implementada no primeiro processo contra Renan.
Comentários