Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Agosto de 2007 às 22:36

    Imprimir


No próximo dia 18 de setembro, a prefeitura municipal e a Associação Beneficente Vida Nova inauguram mais quatro centros de retaguarda em Várzea Grande, conhecidos como ‘casas lares’. Os abrigos acolhem crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual.

A Associação Vida Nova atende atualmente 40 crianças e adolescentes. O empresário João Carlos Hauer ressalta as quatro casas já estão em funcionamento e que a data de inauguração será apenas uma solenidade simbólica de entrega dos abrigos. Com mais estas novas unidades, Várzea Grande chega 11 casas lares espalhadas por toda cidade.

Em cada casa, são atendidos dez internos. Três delas sob observação de um casal social, pai e mãe de adoção, são voltadas para crianças de oito a 11 anos. E uma delas, somente com cuidados de uma mãe social solteira, é para adolescentes de 12 a 17 anos.

Diante de um grande desafio, que é apagar da memória das crianças o abandono e à omissão da família, a prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria municipal de Promoção e Assistência Social, entra com o suporte em ceder psicólogos, assistentes sociais e mais os pais sociais, com a missão de acompanhar passo a passo dentro e fora da casa como, por exemplo, o desempenho das crianças nos estudos.

De acordo com o presidente da associação, criada há seis anos por um grupo de voluntários do município, as casas lares têm por objetivo, além de dar um ambiente e convívio de uma família aos internos, a reinserção social dos menores, a maioria vítimas de abandono ou de violência doméstica e sexual.

De acordo com o presidente da associação o local é como uma verdadeira família. Aliás, não deve nada em relação a um ambiente familiar. Queremos mesmo é proporcionar oportunidade a quem um dia foi abandonado, mas está sendo resgatado por uma ação de solidariedade.

Já o prefeito Murilo Domingos ressaltou que as portas da prefeitura de Várzea Grande estão sempre abertas às parcerias por um município socialmente justo. “Com essa medida, pretendemos amenizar os problemas das nossas crianças que sofrem algum tipo de mau trato, disponibilizando um local com todas as condições de conforto, higiene e com apoio de profissionais qualificados para tratar as mazelas sociais a que elas estão expostas”, declarou.

Localização

As novas “casas lares” estão localizadas nos seguintes endereços: * Casa 01: atende meninas de sete a 20 anos. Avenida Couto Magalhães, número 2.779, centro;

* Casa 02: atende meninas de 12 a 17 anos. Rua Espírito Santo, quadra 8, lote 1, número 109, bairro Nova Várzea Grande

* Casa 03: atende meninos de 12 a 17 anos. Rua Presidente Vargas, casa 6, bairro Jardim Paula 1;

* Casa 04: atende meninos e meninas de 7 a 11 anos. Rua São Judas Tadeu, número 68, bairro Água Vermelha.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209807/visualizar/