Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 23 de Agosto de 2007 às 18:11

    Imprimir


A umidade relativa do ar ficará em torno de 15%, nesta quinta e sexta-feira (24), nas regiões centro e sul de Mato Grosso. A Baixada Cuiabana, Rondonópolis e Primavera do Leste são algumas das cidades que vão sofrer com baixa umidade. Nestes dias, a população deve ingerir bastante líqüido para evitar problemas de desidratação. O alerta é da Defesa Civil Nacional.

A baixa umidade deve-se à presença de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil. A Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e as 17h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa.

Saúde

Irritação nasal e dos olhos são alguns dos sintomas físicos provocados pela baixa umidade do ar. No caso da irritação nasal, o uso de um soro hidratante, devidamente prescrito por um otorrinolaringologista, traz alívio e conforto ao paciente. Para combater o desconforto causado pela irritação dos olhos, um colírio, que deve ser prescrito por um oftalmologista, também aliviará o desconforto visual.

Uma medida prática que ajuda a aliviar a baixa umidade do ar é manter toalhas molhadas e vasilhas com água em aposentos das casas, durante o dia, e também nas cabeceiras das camas ao dormir.

Tempo

Na quinta-feira a situação não muda muito. O ar seco ainda influência o tempo em toda a Região. O sol aparece forte em todas as áreas. Não há previsão de chuva.

Incêndios

A Defesa Civil alerta ainda para o risco de incêndios nas proximidades de matas e florestas. E pede aos motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios que não joguem pontas de cigarro para fora dos veículos. E mais: os motoristas devem ter atenção redobrada por causa da visibilidade reduzida pela fumaça, em caso de incêndio.

O alerta preventivo emitido é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210190/visualizar/