Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Agosto de 2007 às 18:10

    Imprimir


Para homenagear os 87 militares mato-grossenses que participaram da força de paz brasileira no Haiti, o vereador Marcus Fabrício (PP) realiza nesta sexta-feira (24), às 9 horas, no Plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá, uma sessão solene para entrega de moção de aplausos para cada militar.

Os soldados formaram a primeira tropa cuiabana que foi para o Haiti. O grupo mato-grossense permaneceu em áreas de conflito durante seis meses, sendo a maior parte do período na cidade de Porto Príncipe, capital haitiana. O período de preparação e instruções, que antecedeu a missão, durou mais de seis meses.

Para o major do Exército Getúlio Sena do Rego Filho, integrante do contingente militar enviado para Missão de Paz no Haiti, a homenagem prestada pelos cuiabanos possui um valor especial para cada um dos soldados que representaram o País na missão. “Classifico como valoroso esse reconhecimento da população de Cuiabá aos bravos combatentes que participaram dessa missão importante para o Brasil, como também pela experiência profissional que ela nos mostrou”, declarou.

O major ressaltou o valor que a missão representou para as unidades sediadas em Cuiabá (13ª Brigada de Infantaria, 44º Batalhão de Infantaria Motorizada e o 9º Batalhão de Engenharia e Construção), tanto na questão militar com social. “Cumprimos no Haiti ações operacionais que visaram à manutenção da paz no país; ações humanitárias, como distribuição de kits escolares, água, alimentação; de infra-estrutura, com a perfuração de poços artesianos, asfaltamento; e assistencial, com atendimento médico e odontológico”, relembrou o militar, destacando que a escolha de militares de Mato Grosso para a missão foi um presente. “São raras as oportunidades de participar de uma operação internacional”, afirmou.

Fabrício ressaltou ainda a qualidade da preparação desses militares para cumprirem com sucesso essa tarefa. “Poucos cidadãos sabem desse importante trabalho diplomático que Mato Grosso realizou. Temos que valorizar esses militares, principalmente aqueles que colocam a vida em risco para proteger a pátria”, observou.





Fonte: Oficina Do texto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210191/visualizar/