Governo do DF decreta estado de emergência por causa de incêndio
O governador determinou que todos os bombeiros, mesmo os que estão de folga, sejam convocados para combater o fogo, que já atingiu 3 mil hectares, o que corresponde a 10% da área total do parque. Com o descontrole, o fogo pode consumir até 50%.
O estado de emergência libera o governo para gastar fora das previsões orçamentárias e estabelece escala atípica de trabalho para os bombeiros. O governador vai convocá-los para trabalhar 24 horas em troca de 24 horas de folga.
Bombeiros e agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) seguem trabalhando para conter o incêndio que destrói a área do parque desde a manhã de terça-feira (21).
A principal suspeita é de que o incêndio tenha sido criminoso. Durante a operação, foi encontrada uma chácara com o terreno queimado, supostamente para limpá-lo e queimar folhas secas, o que teria levado ao fogo.
O Parque Nacional de Brasília possui área de aproximadamente 30 mil hectares. Entre as suas funções, estão a conservação da flora e fauna silvestre e dos recursos do ecossistema e a proteção da bacia hidrográfica dos cursos de água que abastecem a capital.
Comentários