Otaviano defende projeto de zoneamento
O deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) representou a Assembléia Legislativa de Mato Grosso na solenidade de abertura da segunda edição da Bienal dos Negócios da Agricultura, na noite desta quarta-feira (22), e destacou a necessidade da sustentabilidade no agronegócio como forma de garantir o futuro econômico de Mato Grosso.
“A agricultura é a base de nossa economia e temos que assumir uma postura definitiva para o desenvolvimento, disse Otaviano. Para ele, o Governo do Estado deve priorizar essa potencialidade econômica e liberar o projeto de lei que cria o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico (ZSEE) de Mato Grosso. “Estamos condenados a ficar parados no tempo por falta de uma política planejada e de um ordenamento territorial para o setor agropecuário”.
No final de maio, Otaviano já havia cobrado o Governo do Estado, por meio de requerimento, para que encaminhasse o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico à Assembléia Legislativa, justamente antevendo os entraves econômicos que a falta da política agroambiental causa a Mato Grosso.
As pesquisas para a formatação de uma política pública que demarque áreas de ocupação e preservação do solo em Mato Grosso iniciaram em 1993 e já renderam um ônus de aproximadamente R$ 72 milhões aos cofres públicos. Atualmente o projeto se encontra na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).
Meio ambiente
Ainda durante a solenidade de abertura da bienal, Otaviano disse que o desenvolvimento é necessário, porém sem avançar nas matas e agredir a natureza. “O desafio no passado era enfrentar a natureza, hoje é corrigir os erros do passado e preparar o futuro de nossas gerações, adotando e efetivando conceitos legais”.
Comentários