Mesa ameaça cortar ponto de deputados faltosos
Toda vez que era solicitada a verificação de quórum, deputados apareciam correndo de todos os lados, inclusive alguns alegando que estavam atendendo a imprensa que cobre as sessões.
Os deputados se reúnem apenas 16 vezes por mês, ou seja, quatro vezes por semana (terça-feira à noite; quarta - pela manhã e à noite - e quinta pela manhã). Para se abrir os trabalhos de uma sessão são necessários oito votos. Para se apreciar matéria é necessário quorum mínimo, metade mais um - 13 deputados. Quando se trata de matéria constitucional ou específica o quorum é qualificado, 16 deputados.
Na sessão de ontem estavam presentes 14 deputados. Para se aprovar as matérias foi necessário uma discussão em que os parlamentares chegaram a um entendimento, mesmo sabendo eles serem os próprios responsáveis pelo quórum. "Venho aqui todos os dias e fico preocupado com a falta de atividade do Parlamento Estadual", disse Humberto Bosaipo (DEM), para quem o descrédito do Parlamento vem deste tipo de ação dos próprios deputados.
Comentários