Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Agosto de 2007 às 07:19
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Os deputados estaduais enveredaram numa discussão sem fim que poderá desaguar no corte do ponto de presença deles próprios. Nos últimos 15 dias, poucas ou quase nenhuma foram as sessões em que foram apreciadas matérias de interesse de Mato Grosso. Ocorre que na sessão matutina de ontem o problema foi agravado pela posição do deputado Otaviano Pivetta, líder do PDT que sozinho solicitou oito pedidos de verificação de quórum com o intuito de impedir a apreciação das matérias. "Não dá para ficar deste jeito, ou os deputados comparecem a sessão, ou a Mesa Diretora corta o ponto", disse Pivetta.

Toda vez que era solicitada a verificação de quórum, deputados apareciam correndo de todos os lados, inclusive alguns alegando que estavam atendendo a imprensa que cobre as sessões.

Os deputados se reúnem apenas 16 vezes por mês, ou seja, quatro vezes por semana (terça-feira à noite; quarta - pela manhã e à noite - e quinta pela manhã). Para se abrir os trabalhos de uma sessão são necessários oito votos. Para se apreciar matéria é necessário quorum mínimo, metade mais um - 13 deputados. Quando se trata de matéria constitucional ou específica o quorum é qualificado, 16 deputados.

Na sessão de ontem estavam presentes 14 deputados. Para se aprovar as matérias foi necessário uma discussão em que os parlamentares chegaram a um entendimento, mesmo sabendo eles serem os próprios responsáveis pelo quórum. "Venho aqui todos os dias e fico preocupado com a falta de atividade do Parlamento Estadual", disse Humberto Bosaipo (DEM), para quem o descrédito do Parlamento vem deste tipo de ação dos próprios deputados.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210315/visualizar/