Riva diz que seminário ajuda a criar consciência ambiental
“Não tenho dúvida que esse seminário é extremamente importante e que pode contribuir favoravelmente para ordenamento da questão ambiental de Mato Grosso na medida em que abre um debate claro com a sociedade e com o setor produtivo mato-grossense sobre um novo modelo de desenvolvimento. É preciso se preocupar com o desenvolvimento sustentável, logicamente que, ainda, persiste a preocupação de aparelhar a Sema e ter essa secretaria como um instrumento para alavancar a economia do Estado, que foque a questão econômico-social. É sempre bom abrir esse debate para que a sociedade participe e a classe política possa, além de expor as suas idéias, também cooptar novas idéias trazidas por produtores, ambientalistas e autoridades do meio, como é o caso da ministra Marina Silva. Precisamos saber o que ela pensa com relação a questão ambiental no país”, argumenta.
O parlamentar também destacou a posição da ministra do Meio Ambiente ao reconhecer que houve uma redução bastante considerável no desmatamento em Mato Grosso. “A ministra tem dados concretos de que o Estado tem dado sua contribuição na preservação ambiental, conseguindo reduzir cerca de 40% o volume de queimadas em comparação aos anos anteriores, porém, não podemos nos dar por satisfeitos com isso, temos que zerar o desmatamento ilegal. Agora, entendo que o desmatamento legal, dentro do permitido pela lei, deve continuar, como forma de fomentar o desenvolvimento”, explicou.
Apoio – A ministra Marina Silva também manifestou, durante entrevista à imprensa, apoio à CPI da Sema, afirmando que “se existem denúncias de irregularidades, elas devem ser apuradas a fundo e os culpados devem ser punidos. Esse é o grande desafio a ser vencido para que possamos, de forma conjunta, ordenar o aproveitamento das nossas riquezas naturais e alcançar o desenvolvimento sustentado em todos os setores”, afirmou.
Comentários