Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 15:47
Por: Luiz Acosta

    Imprimir


O presidente da CPI da Sema, deputado José Riva (PP) disse nesta terça-feira que a realização do seminário “Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades”, aberto na manhã de hoje pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e pelo governador Blairo Maggi, na Assembléia Legislativa, é um fórum de debates extremamente importante para Mato Grosso, principalmente neste momento em que a questão ambiental toma conta da maior parte dos debates políticos por conta das investigações que vêm sendo feitas sobre possíveis irregularidades na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

“Não tenho dúvida que esse seminário é extremamente importante e que pode contribuir favoravelmente para ordenamento da questão ambiental de Mato Grosso na medida em que abre um debate claro com a sociedade e com o setor produtivo mato-grossense sobre um novo modelo de desenvolvimento. É preciso se preocupar com o desenvolvimento sustentável, logicamente que, ainda, persiste a preocupação de aparelhar a Sema e ter essa secretaria como um instrumento para alavancar a economia do Estado, que foque a questão econômico-social. É sempre bom abrir esse debate para que a sociedade participe e a classe política possa, além de expor as suas idéias, também cooptar novas idéias trazidas por produtores, ambientalistas e autoridades do meio, como é o caso da ministra Marina Silva. Precisamos saber o que ela pensa com relação a questão ambiental no país”, argumenta.

O parlamentar também destacou a posição da ministra do Meio Ambiente ao reconhecer que houve uma redução bastante considerável no desmatamento em Mato Grosso. “A ministra tem dados concretos de que o Estado tem dado sua contribuição na preservação ambiental, conseguindo reduzir cerca de 40% o volume de queimadas em comparação aos anos anteriores, porém, não podemos nos dar por satisfeitos com isso, temos que zerar o desmatamento ilegal. Agora, entendo que o desmatamento legal, dentro do permitido pela lei, deve continuar, como forma de fomentar o desenvolvimento”, explicou.

Apoio – A ministra Marina Silva também manifestou, durante entrevista à imprensa, apoio à CPI da Sema, afirmando que “se existem denúncias de irregularidades, elas devem ser apuradas a fundo e os culpados devem ser punidos. Esse é o grande desafio a ser vencido para que possamos, de forma conjunta, ordenar o aproveitamento das nossas riquezas naturais e alcançar o desenvolvimento sustentado em todos os setores”, afirmou.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210625/visualizar/