Ministra recorda Curupira, elogia Sema e Maggi
Marina lembrou da Operação Curupira, desencadeada em julho de 2005, envolvendo Ibama, Polícia Federal e o Ministério Público Federal, e fez elogios ao governador Blairo Maggi, que estava sentado do seu lado, e ao ex-secretário de Estado de Meio Ambiente, Marcos Machado. À época foi desarticulada uma rede que atuava na derrubada e no comércio ilegal de madeira. Diversas pessoas foram presas, entre elas Moacir Pires, então presidente da extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema, hoje secretaria do Meio Ambiente).
A ministra disse que no dia da Operação Curupira telefonou para Maggi. "Não foi fácil o telefonema. Mas eu disse: ´vou ligar´. É assim que eu faço com os governadores. E para minha agradável surpresa ele (Maggi) me atendeu e disse: ´ministra, eu quero que a senhora me dê um mês para a gente ir aí conversar'. Passou um mês, e ele foi lá com o doutor Marcos Machando, criando uma secretaria de Meio Ambiente", enfatizou.
Marina Silva disse que às vezes recebe críticas ferozes, mas, mesmo assim, enfrenta os obstáculos como estímulos para completar a obra de um Brasil sustentável em todos os níveis. Segundo ela, o seminário conduzido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que estará reunido na Assembléia Legislativa nesta terça e quarta, vai contribuir para que o Brasil, de fato, assuma a responsabilidade da sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e política.
Comentários