Orquestra de Câmara se apresenta em Tangará da Serra
O repertório dos “Concertos Populares” é centrado no encontro da música regional mato-grossense com a música instrumental de outros estados brasileiros e dos países da América do Sul. A Temporada 2007 da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso dá continuidade à série de concertos voltados para a formação de novas platéias através de apresentações gratuitas, ao ar livre e em locais de fácil acesso.
DEMOCRATIZAÇÃO - Realizados ao ar livre e em lugares de fácil acesso, os Concertos Populares levam cultura e alegria aos municípios. A música clássica e instrumental de diversas vertentes une instrumentos populares como a viola de cocho, o mocho e o ganzá ao violino e o violoncelo. E derruba velhos preconceitos. O projeto, inédito no Brasil, promove um encontro da música regional mato-grossense com a música instrumental de outros estados brasileiros.
Essa integração pode ser facilmente observada na presença da tradicional viola de cocho, instrumento típico da cultura mato-grossense, junto aos violinos, violoncelos e contrabaixos característicos da orquestra de Câmara. A participação do público não deixa dúvida. No ano passado, nas nove cidades visitadas a média de público foi de três mil pessoas por apresentação.
No repertório deste ano, uma viagem por composições mato-grossenses, brasileiras e de compositores sul-americanos como o bandoneonista argentino Astor Piazzolla.
Entre as canções já confirmadas para o repertório está "Cuiabá 2005", do compositor Ítalo Perón.
Iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, a Orquestra de Câmara do Estado conta com o patrocínio da Archer Daniels Midland Company (ADM), multinacional líder mundial em processamento de alimentos e nutrição animal, para a realização dos Concertos Populares.
Comentários