Ministra participa de evento em Cuiabá nesta 3ª
Com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) promove dois dias de seminário, a partir desta terça, em Cuiabá. O local escolhido estrategicamente foi a Assembléia Legislativa, justamente onde há uma CPI que investiga denúncias de irregularidades na área ambiental do governo Blairo Maggi. As divergências entre Marina e Maggi são coisas do passado. Agora, ambos estão com discursos afinados e atuam em sintonia. A ministra fará elogios às ações governamentais do rei da soja, uma forma de amenizar as críticas sofridas pelo governo estadual na área ambiental. O seminário "Instrumentos Econômicos para a Gestão Ambiental Rural na Amazônia: Desafios e Oportunidades", será aberto ao público. Começa às 9h e se estende até às 18h30, num dos auditórios da Assembléia. O evento prossegue na quarta.
Seminário
Além de ministra, vão estar presentes outras autoridades federais e estaduais e especialistas que conduzirão painéis e palestras. A intenção é analisar incentivos à gestão ambiental rural na Amazônia, onde, idealmente, toda atividade econômica deveria ser sustentável e aliar o desenvolvimento à melhoria das condições de vida das populações locais e à preservação dos recursos naturais. Nesse sentido, serão apresentados diversos instrumentos para o estímulo a um modelo de atividade rural que reduza o avanço contínuo sobre a floresta nativa, com vistas a sugerir políticas e ações de governo e iniciativas no âmbito do Conama.
No seminário, serão discutidas algumas possibilidades de compensação, como créditos diferenciados para a produção sustentável; desoneração fiscal para investimento em projetos ambientais; certificados de processos e produtos ambientalmente corretos; e o Protocolo Verde, que tem a finalidade de incluir novos critérios para o financiamento de atividades produtivas em atendimento à legislação.
Comentários