Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 19 de Agosto de 2007 às 17:25

    Imprimir


Cerca de mil manifestantes protestaram hoje, na Inglaterra, contra o aquecimento global, em frente à sede da administradora aeroportuária BAA, que planeja ampliar o aeroporto londrino de Heathrow, o que alegam ter "efeitos nocivos" ao meio ambiente.

Os manifestantes estão há uma semana protestando no chamado Acampamento de Ação do Clima, instalado em uma área entre a estrada M4 e o perímetro norte de Heathrow.

Neste aeroporto, o de maior movimento do Reino Unido, está sendo construído um quinto terminal, cuja entrada em funcionamento está prevista para março de 2008.

Os ecologistas também se opõem aos planos do Governo de construir uma nova pista de aterrissagem, porque temem que este projeto contribua para o aumento das emissões de carbono.

Com barulho de tambores, gritos e assobios, os rostos pintados e levando cartazes e guarda-chuvas coloridos, os ambientalistas iniciaram ao meio-dia uma passeata lenta, que passou pelos três quilômetros onde será construída a nova pista de aterrissagem.

O grupo havia antecipado um domingo de "ações diretas", embora "pacíficas".

Também participaram dos protestos os moradores das cidades vizinhas do aeroporto, que serão afetados de forma direta pela ampliação em Heathrow.

O protesto foi vigiado por agentes antidistúrbios, equipados com capacetes e cassetetes. Eles estiveram à frente da passeata em uma caminhonete, e acompanharam a manifestação até o fim.

No começo da caminhada, foram registradas pequenas brigas, facilmente apartadas pelos policiais.

Alguns cartazes diziam "Você voa, eles morrem", "As mudanças climáticas matam" e "Não à terceira pista de aterrissagem: descanse em paz, povo de Sipson", referindo-se à localidade próxima a Heathrow, que será diretamente afetada pelos planos de expansão.

Uma porta-voz do acampamento, Layla Harris, disse à imprensa britânica que os ecologistas estão cansados da priorização do "crescimento econômico" em detrimento do "futuro do planeta".

"Fazemos parte de um movimento mundial crescente, de gente comum, que freará as mudanças climáticas", disse.

O principal ato de protesto foi realizado na sede da administradora aeroportuária BAA, responsável pelo Heathrow.

Policiais ficaram em frente ao edifício principal para impedir a entrada dos manifestantes, e prenderam três ativistas ao longo da tarde.

A situação se manteve sob relativo controle, interrompido somente quando cerca de 50 manifestantes tentaram romper o cordão policial.

Enquanto fontes policiais falam de mil manifestantes, os organizadores do acampamento asseguram que 1400 pessoas estão participando das "ações diretas".

No total, a Polícia antidistúrbios posicionou cerca de 1.800 agentes para evitar problemas na manifestação.

No sábado, o presidente da Associação Britânica de Pilotos de Companhias aéreas (Balpa, na sigla em inglês), Mervyn Granshaw, pediu ao grupo que debatesse o assunto dos danos da aviação ao planeta "de forma pacífica".

Segundo a Balpa, um relatório recente demonstrou que os aviões eram "poluidores menores", se comparados a outros meios de transporte.

O protesto não afetou os milhares de passageiros que utilizaram hoje o movimentado aeroporto londrino.

Os ativistas continuarão com as manifestações durante o dia de hoje, expressando sua oposição ao que consideram uma medida negativa para o planeta. As ações podem durar até a próxima segunda-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210973/visualizar/