Curso sobre Controle Interno reúne técnicos de municípios
De acordo com o subsecretário de controle externo do TCE, Ronaldo Ribeiro de Oliveira, o controle interno dissemina na organização as normas aplicadas à administração pública. Segundo ele, tecnicamente o primeiro passo para implantação do controle interno é a instituição de uma lei que caracterize a estrutura do sistema em cada município.
Os técnicos dos municípios ressaltaram que uma das principais dificuldades encontradas para a implantação do controle interno é a falta de qualificação na área de recursos humanos, já que é uma exigência do TCE para o provimento de cargos. Além disso, eles destacaram a resistências culturais as mudanças de modelo de gestão.
Segundo o auditor e consultor de organizações públicas, José Osvaldo Glock, o foco mais importante do controle interno é com relação à prevenção. Na administração pública, o controle interno, funciona como uma forma do gestor evitar irregularidades nos aspectos legais da aplicação dos recursos. “A implantação do controle interno, garantiria uma maior segurança nos dados das informações contábeis, inclusive nas que são remetidas ao Tribunal de Contas”, ressaltou o consultor.
Comentários