Mato Grosso terá R$ 9 bilhões para investimento em logística de transporte
O secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato, apresentou o plano em Cuiabá e ouviu a opinião e sugestões de empresários e representantes do governo estadual. A proposta de federalizar as rodovias MT-100 - que liga a região do Araguaia em Mato Grosso a Goiás - e a MT-235 - que liga Sorriso a Ribeirão Cascalheira - foram tratadas no encontro.
A intenção do governo federal é diminuir a participação do transporte terrestre na logística do país, investindo mais em hidrovias e ferrovias. Atualmente o transporte terrestre responde por 58% da logística no Brasil e o objetivo é que esse número caia para 33% com investimento em outros setores. Dessa forma, a ferrovia, que atualmente representa 25%, passará a 32%. A hidrovia passará dos atuais 13% para 29% depois da efetivação do plano.
Mato Grosso tem uma das maiores malhas rodoviárias do país. Só de estradas estaduais são mais de vinte e seis mil quilômetros. O presidente do Sindicato dos Transportadores de Mato Grosso, Jamil Ribeiro, avalia que o plano não trará prejuízos para o transporte terrestre, ao contrário, vai servir para integrar os sistemas.
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