Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 21:21
Por: LANA MOTTA

    Imprimir


O coreógrafo e ator Carlinhos de Jesus enfrentou o preconceito moral e social e as dificuldades financeiras de uma vida passada no subúrbio carioca, mas nunca pensou em desistir. Na quarta-feira (15) ele agitou uma platéia superior a 1.000 pessoas, com a palestra Parcerias Empreendedoras, proferida na solenidade de abertura da Feira do Empreendedor de Cuiabá.

A receita do sucesso, segundo o artista, é "ter foco, determinação e ir à luta". Carlinhos de Jesus conta que ao longo de sua vida profissional encontrou inúmeros obstáculos. Sua infância foi simples, com poucos recursos. A mãe queria que ele fosse médico. O pai incentivava a ser advogado. Mas ele se formou em Pedagogia, foi funcionário público por mais de 20 anos e acabou escolhendo a dança como profissão. Entre os maiores obstáculos que encontrou ele cita o preconceito da sociedade e a falsidade. "A maioria das pessoas achava loucura a minha vontade de viver da dança e dizia para eu desistir. Algumas apoiavam, mas existiram também as pessoas que prometiam ajudar mas, por trás, faziam de tudo para atrapalhar", disse.

Carlinhos conta que a opção pela dança aconteceu por acaso. Desde criança, gostava de dançar e mexer com o corpo. No começo, ele dançava nos bailes e festas de amigos apenas nos finais de semana. Depois usou a dança como terapia para aliviar o estresse e também quando trabalhava como menores infratores. Mais tarde começou a conciliar a vida de funcionário público com a de professor de dança. Mas a procura pelas aulas cresceu tanto que ele foi obrigado a abandonar o serviço público.

Como fator determinante para o sucesso, ele cita o apoio da família e as parcerias com pessoas que o incentivaram a lutar pelo projeto de vida no qual acreditava. A primeira parceria de sucesso importante ele encontrou na esposa.

A palestra de Carlinhos de Jesus foi intercalada com brincadeiras, simpáticas provocações ao público - a quem ele também chama de parceiros - e 5 apresentações em ritmos diferentes, junto à bailarina Vanessa Nascimento. Ele agitou a platéia com a divertida música Macarena, ensinando e colocando todos de pé, repetindo a coreografia. Outro momento especial foi quando o coreógrafo dançou com 2 pessoas da platéia o Rasqueado Cuiabano. No encerramento, ele repetiu o vídeo-clipe do Hino de Mato Grosso, trazendo crianças para o palco e propondo a formação de uma Corrente pela Paz. "As crianças são o futuro de Mato Grosso e do Brasil. Vamos lutar pela paz e pelo futuro representado aqui por essas crianças e pelo Hino de Mato Grosso", encerrou.

Carlinhos de Jesus é ator, coreógrafo, diretor da Academia de Dança "Casa de Dança Carlinhos de Jesus", no Rio de Janeiro e apresenta em seu Curriculum várias premiações por trabalhos no Brasil e Exterior. Seu depoimento está gravado no Projeto "Memória do Povo da Dança do Samba no Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro (RJ).

Único dançarino popular com participação especial no "Rock in Rio", 1991, é requisitado para preparação corporal de artistas nacionais e internacionais. Entre eles Jaqueline Bisset, Richard Dreyffuss, Jorge Perigorria, Elba Ramalho, Tânia Alves, Cristiane Torloni, Zezé Polessa, Milton Nascimento, Alexandre Pires, Paulo José, Renato Aragão, Maurício Mattar e Lúcia Veríssimo.

A Feira do Empreendedor é evento promovido pelo Sebrae-MT e Governo do Estado, com apoio do Banco do Brasil. Terá ainda palestras-show com o alpinista brasileiro Rodrigo Ranieri, o jornalista Gabriel Moojen, do quadro O mundo de Valentina, do Fantástico, Carlos Hilsdorf, consultor e escritor e Fabiano Brum, especialista em marketing e vendas que associa o talento musical aos temas de suas palestras.




Fonte: Assessoria/Feira

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211361/visualizar/