Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Agosto de 2007 às 15:41
Por: Eduardo Magossi

    Imprimir


Com a queda expressiva nos preços do álcool durante a atual safra, o consumo de etanol atingiu os 1,3 bilhão de litros em julho, de acordo com a Unica, ante uma média de 1 a 1,1 bilhão nos meses anteriores. "Hoje 95% dos estados brasileiros estão com os preços do álcool mais competitivos que os da gasolina, o que levou a um aumento no consumo e um maior número de consumidores tendo contato com o álcool combustível, o que vai gerar a conquista também de novos consumidores para o produto", estima o presidente da entidade, Marcos Jank. Na ponta do lápis, este aumento de consumo no mercado interno representou vendas acumuladas, entre abril e julho de 2007, de 4,8 bilhões de litros, 1 bilhão de litros a mais que em igual período de 2006.

O diretor técnico da Unica, Antonio Pádua Rodrigues, ressaltou que os estoques de passagem de álcool combustível da safra 2007/08 para as de 2008/09 serão suficientes para abastecer o mercado interno. Segundo ele, no mínimo, eles deverão ser de 760 milhões de litros, o mesmo nível registrado na atual safra. A safra 2008/09 deverá ter início oficialmente em 01 de abril de 2008. "O preço do etanol vai regular estes estoques por conta do aumento da frota de carros bicombustíveis, que já somam 89% das novas vendas", disse. Ele explica que se os preços do etanol estiverem maiores que os da gasolina, o consumidor vai optar pela gasolina, fazendo com que sobre etanol nas bombas e os preço caiam. "O mercado vai acabar regulando a oferta e os estoques, sem a necessidade de intervenção do governo", disse.

Pádua afirmou que os usineiros não tem condições neste momento de segurar álcool estocado até a entressafra para buscar preços melhores. "Os produtores não tem nem locais para armazenagem suficiente nem capital que agüente estes estoques. Com os preços do álcool e do açúcar mais baixos, ele precisa vender seu produto agora para fazer caixa. Os preços em queda do etanol no mercado interno são sinal de que as usinas estão no mercado vendendo", explica.

Exportações

Segundo ele, as exportações de álcool do Centro-Sul nesta safra devem atingir entre 3 a 3,1 bilhões de litros, um volume ligeiramente inferior ao registrado na safra 2006/07, quando foram exportados 3,4 bilhões de litros. "O que estamos vendo é uma mudança no perfil desta exportação. Enquanto em 2006/07, de abril a julho, as exportações diretas para os Estados Unidos respondiam por 62,4% do total e as exportações indiretas para os Estados Unidos via Caribe respondiam 10,9%, entre abril e julho de 2007, as exportações diretas para os Estados Unidos subiram para 34,8% do total e o via Caribe subiram para 31,3%.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211427/visualizar/