Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 15 de Agosto de 2007 às 14:25
Por: Danielle Tavares

    Imprimir


Um antigo sonho da comunidade de Cáceres vai ser realizado nesta quinta-feira (16.08), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso: a inauguração da maior biblioteca do interior de Mato Grosso. A solenidade terá início às 9h00, com recepção de autoridades, descerramento de placa e apresentações culturais.

A nova biblioteca funcionará em um prédio com área de 2.100 metros quadrados. O espaço foi projetado com dois andares: no térreo funcionam os setores de periódicos, produção científica de acadêmicos e professores, obras raras, além de 11 salas de estudo para grupos e videoteca. A rampa de acesso leva ao pavilhão superior, onde fica o espaço de referência, com dicionários especializados e enciclopédias, e uma ampla área para consulta do acervo.

A construção do prédio teve início em 2003 e representou um investimento de cerca de 2 milhões de reais. “Esta era uma antiga demanda dos nossos alunos: ter uma biblioteca anexa ao prédio onde estudam”, disse o coordenador do campus de Cáceres, Adriano Aparecido Silva. A mudança para a nova área possibilita, também, uma economia de R$ 3 mil mensais, valor que era destinado ao aluguel.

Um moderno sistema de ar-condicionado foi instalado proporcionando conforto aos usuários e um ambiente mais adequado para a conservação dos cerca de 150 mil títulos existentes. Só no primeiro semestre deste ano, mais de 16 mil pessoas (10 mil acadêmicos e 6 mil da comunidade externa) utilizaram os serviços da biblioteca da Unemat. A estimativa é de aumento de 30%. “Muitos acadêmicos que não podiam ir até o prédio antigo, que ficava longe do campus, agora poderão ter acesso com mais facilidade e comodidade”, completou Adriano.

A meta é informatizar todo o serviço de empréstimo até o final do ano. Após a conclusão dos investimentos na estrutura física e na mobília da biblioteca, a reitoria planeja aplicar recursos na ampliação do acervo. De acordo com o reitor Taisir Karin, a meta é chegar a 200 mil títulos. “Isso é possível, se dermos continuidade aos investimentos que estamos fazendo”, comentou.

Programação: Início às 9horas com recepção das autoridades, descerramento de placa, apresentação cultural. Às 10horas visita às instalações. No período da tarde, a partir de 15horas, a programação fica por conta do Instituto Usina, com roda de arte e educação, voltada para professores, alunos e comunidade artística da cidade.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211635/visualizar/