Largura do rosto é o segredo da atração masculina, diz estudo
De acordo com os pesquisadores, as dimensões da região entre a boca e a sobrancelha são cruciais para determinar o grau de atração do homem para o sexo oposto.
Os pesquisadores examinaram medidas dos crânios de 68 homens e 53 mulheres da Universidade de Witwaterstrand, na África do Sul, e concluíram que os homens com mandíbulas e sobrancelhas largas e maçãs do rosto acentuadas apresentam aparências mais masculinas, que seriam mais atraentes para mulheres.
"Nós dividimos a distância entre a testa e o lábio superior pela largura do rosto e verificamos que quanto mais baixo o resultado, mais masculino o rosto parecia", explica a paleontóloga Eleanor Weston.
Evolução
Weston usa teorias evolutivas para explicar as descobertas.
"A atração facial desempenhou um papel muito importante na evolução humana. Estudos realizados em fósseis mostraram como o processo de escolha pelo parceiro sexual influenciou na formação dos traços do rosto", diz a paleontóloga.
Isso causou uma diferença entre o desenvolvimento dos sexos. Na puberdade, a região entre a boca e a sobrancelha, chamada de comprimento facial superior, desenvolve-se de forma diferente entre homens e mulheres.
Apesar da maior estatura, homens têm rostos de cumprimento similar ao das mulheres, mas de larguras muito maiores.
Os pesquisadores ainda observaram que os dentes caninos dos homens reduziram de tamanho para refletir uma aparência "menos ameaçadora" e mais atraente.
Em entrevista ao jornal The Daily Telegraph, Eleanor Weston diz que futuras pesquisas na área ainda são necessárias, mas que testes iniciais realizados com celebridades revelaram que o ator americano Will Smith ocupa o topo de uma lista dos rostos mais masculinos.
Entre os dez "mais masculinos" também estão Justin Timberlake, Brad Pitt e David Beckham.
Comentários