Diamantino perde população, revela Censo do IBGE
Em 2000 o Censo apontou que Diamantino contava com 18.580 habitantes. A expectativa do IBGE era de que o número de pessoas crescesse e este ano atingisse a marca de 22 mil habitantes, o que se verificou até agora, no entanto, foi uma queda. “A principal causa que detectamos foi a migração. No Bairro da Ponte, por exemplo, a maioria dos chefes de família foi embora atrás de emprego. Ficaram só as mulheres e os filhos”, revela o Agente Censitário Municipal, Jef Luka Dias.
De acordo com Jef, o número de habitantes ainda deve aumentar um pouco já que os recenseadores não conseguiram fazer as entrevistas em cerca de 200 domicílios. A partir de agora os supervisores tem que retornar a esses domicílios até encontrar algum morador. Os dados, entretanto, não devem sofrer grandes alterações, já que a média de moradores por domicilio é de cinco pessoas, o que implica em aproximadamente mais mil pessoas nos números finais.
De acordo com o Agente Censitário Municipal, Jef Luka Dias, o censo em Diamantino foi feito dentro do prazo e a supervisão deve levar cerca de 15 dias. Só depois os dados definitivos serão divulgados. “O prazo inicial era dia 31 de julho, mas ele foi estendido para 15 de agosto e em Diamantino terminamos no dia dez. Agora só falta a supervisão”, afirma.
Comentários