Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 19:24

    Imprimir


Cidade do Panamá, 10 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que será inevitável para os Estados Unidos abandonar da produção do etanol a partir do milho e importar o produto derivado da cana-de-açúcar. Anteontem, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, criticou a produção de etanol a partir do milho. Embora Lula tenha insistido em que a questão dos biocombustíveis não pode ser ideológica, sinalizou que, assim como Hugo Chávez, presidente da Venezuela, que se vale do petróleo como instrumento de influência política na região, o Brasil só tem os biocombustíveis a oferecer.

"Obviamente, vai haver um momento em que os próprios Estados Unidos vão chegar à conclusão de que não é possível continuar produzindo etanol de milho", afirmou Lula, referindo-se ao impacto nos preços do grão, que está na base da alimentação dos países da América Central e do México, onde a tortilla faz parte da merenda escolar. "Nós não queremos ficar brigando com ninguém nem convencer o (George W.) Bush disso. Nós queremos que os fatos convençam o Bush e outros países que a gente pode produzir etanol de cana pela metade do preço de que ele produz de milho. Então, ele nos venda o milho para engordar nossas galinhas, e nós vendemos o álcool para engordar os carros dele. Essa é a boa troca que queremos fazer", completou Lula, referindo-se ao presidente dos Estados Unidos.

Na quarta-feira, Daniel Ortega alertara Lula para o fato de que a produção de álcool a partir do milho "é absurda" e atenta contra a segurança alimentar. Mas aceitara a cooperação brasileira para o desenvolvimento da produção canavieira e de álcool, depois de meses de relutância. "Eu fiz questão de dizer para a imprensa, na frente do Ortega, que a política do biocombustível não é uma questão ideológica. É uma questão de saber se precisa ou não precisa, tem potencial ou não tem potencial", explicou Lula, na capital panamenha.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212421/visualizar/