Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 18:48

    Imprimir


Tóquio - Japão e Estados Unidos assinaram hoje um pacto de proteção a informações militares com o objetivo de assegurar velocidade e flexibilidade no compartilhamento de dados entre os dois aliados, informou o governo japonês. O Acordo de Segurança Geral de Informações Militares, assinado pelo ministro das Relações Exteriores do Japão, Taro Aso, e pelo embaixador dos EUA em Tóquio, Thomas Schieffer, determina que os dois governos compartilhem informações e as protejam dentro das leis de cada país.

O acordo impõe rigoroso controle de acesso às informações e ao uso de informações secretas dos dois exércitos, atendendo às preocupações americanas com sigilo. Serviços terceirizados pelas forças armadas dos dois países também estão incluídos e as empresas contratadas são obrigadas a assinar o acordo, comprometendo-se a manter as informações sob sigilo. Os dois países discutiam o acordo desde outubro de 2005, quando assinaram um pacto provisório referente ao reposicionamento das forças americanas em solo japonês.

O atual primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, tem procurado fortalecer a cooperação militar com os EUA, que mantém mais de 50.000 soldados em bases no arquipélago nipônico. No primeiro semestre, um vazamento de informações sobre um avançado sistema de radares por computadores da Marinha japonesa aumentou as preocupações dos dois países.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212433/visualizar/