Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 12:37

    Imprimir


O lançamento do 6º Festival Cururu Siriri de Cuiabá, aconteceu ontem a noite, no Clube Feminino do município.

O salão, decorado com toalhas de chita e violas-de-cocho, recebeu convidados, autoridades e grupos de cururu e siriri, que animaram festa.

Na abertura da cerimônia, o secretário da cultura Mario Olimpio agradeceu a presença de todos e apresentou o projeto Cururu Siriri.

O secretário afirma que o público estimado para o Festival, que será realizado nos dias 24, 25 e 26 de agosto, é de 10 mil pessoas diariamente, que irão presenciar o trabalho de 28 grupos de Siriri e três de Cururu.

Além dessas atrações, o evento contará com Feira de Artesanato, Festival Gastronômico e o lançamento do DVD do festival de Siriri do ano passado, com 2.500 cópias a serem vendidas, com renda revertida para a Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri de Mato Grosso.

Sobre a estrutura do festival, Mario conta que "serão seis tendas para a feira de artesanato, 14 restaurantes na praça de alimentação, 200 m de arquibancada, com capacidade para oito mil pessoas, 800 cadeiras para pessoas portadoras de deficiência, crianças, idosos e gestantes, além de camarins para os grupos participantes se prepararem".

A parte de gastronomia e artesanato será coordenada pelo SEBRAE-MT, um dos parceiros do projeto.

De acordo com a diretora do grupo, Eneida Maria de Oliveira, os 14 restaurantes levarão a melhor culinária regional para o evento.

"Estaremos realizando oficinas com chefes de cozinha, utilizando ingredientes apetitosos da nossa localidade, como peixe e carne de jacaré.

Na feira de artesanato teremos parceria com 18 núcleos de produção artesanal com peças bastante criativas, qualificadas e que demonstram bem a nossa identidade cultural".

Outros parceiros também prestigiaram a noite de lançamento do Festival, como os representantes da Federação das Associações dos Grupos de Cururu e Siriri, do Escritório Antena da Unesco Mato Grosso, do Governo de Estado, da TVCA, do Banco Real e de O Boticário.

Para o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o projeto é uma ótima oportunidade para fazer com que a cultura local seja algo tão difundido quanto a tradicional festa dos bois de Parintins.

"A cultura cuiabana é muito profunda e rica. Tenho certeza que o Siriri e o Cururu são sucesso em Cuiabá e não podemos perder a chance de expandir a nossa cultura".

A festa encerrou com muita animação, toadas de cururu e degustação de pratos regionais que agraciaram o paladar dos ali presentes.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212503/visualizar/